ousar e vencer barreiras

OUSAR versus ZONA DE CONFORTO

É muito provável que a temática de muitas conversas nas redes sociais, nos restaurantes e sofás – mundo afora – tenha ficado apegada em questões políticas, sociais.

É também bastante provável que você tenha se dedicado alguns segundos de seu precioso tempo, para estudar, ler, praticar atividade física, brincar com seus filhos humanos e pets, entre outras atividades edificantes.

Agora, não podemos negar, que o mundo teve a oportunidade de observar uma PODEROSA AULA de RESILIÊNCIA.

Você, querido leitor – querida leitora, pode estar espantado e a pergunta berra em sua mente: ‘Mel, o que é Resiliência?’

Eu lhe digo que Resiliência é a capacidade do SER HUMANO de começar novos caminhos, após uma SUPERAÇÃO.

Você pensa um pouco, em sua mente, passam diversas histórias pessoais, familiares, de artistas…
Mas, todas elas surgindo de uma SUPERAÇÃO NEGATIVA, uma crise financeira, uma perda, uma doença…

Sim, todas essas histórias são válidas, mas o tema desse artigo de hoje está relacionado com RESILIÊNCIA superando algo muito positivo. Conto a história RAMYEN.

Ramyen, nasceu numa pequena cidade, família de pessoas trabalhadoras que enxergaram em suas brincadeiras infantis, habilidades que mereciam ser desenvolvidas.
Com muita luta e sacrifício, colocaram-no numa escola para desenvolver suas habilidades pessoais e aprender a partilhá-las com uma equipe.

Essa criança tornou-se um profissional comprometido, aquele tipo que veste a camisa da empresa, desafia toda Lei da Física e as intempéries climáticas, para realizar suas metas, obter o SEU resultado desejado.

Foi assim crescendo profissionalmente, construindo um Plano de Carreira Exemplar. Muitos outros estagiários o viam como modelo; muitos Headhunters faziam-lhe diversos convites, para integrar empresas multinacionais. Ramyen queria chegar ao Corcovado, ou seja, ao topo na sua empresa.

Assim o fez.
Trabalhou muito, batendo metas em cima de metas.
Chegou ao topo, foi reconhecido como um dos melhores funcionários, atingiu o ponto mais Alto do Corcovado!

Era a hora de sair do provinciano e OUSAR agregar valor a uma empresa multinacional, além da remuneração financeira.

Ramyen COMANDA A SUA VIDA!

Existe à sua frente a montanha mais alta dos Andes, muito a caminhar e escalar.

Mas, toda mudança traz consigo a realidade VENCER BARREIRAS, Ramyen teve suas barreiras, eu poderia enumerá-las, mas prefiro – como ele – FOCAR  nos ganhos, porque as dificuldades são lições que aprendemos e – uma vez – aprendidas, para um MindSet (padrão mental) empreendedor, o desejo é aprender mais.

Nessa multinacional teve a oportunidade de conhecer novas estratégias, pode aprender com profissionais mais experientes e, mesmo com os elogios, pode desenvolver mais e melhor sua técnica criativa, eficiente e eficaz de gerar e obter resultados.

A vida estava tranquila, agora ele tinha reconhecimento internacional, ganhos compatíveis com seu desempenho. 

Sua família já vivia uma vida confortável, podia prover a vida do filho de conforto, gerava conforto para muitas pessoas com suas doações, construira uma escola – uma Startup, para crianças que – como ele – possuem habilidades estratégicas de criação, desenvolvimento, lançamento de novos Games para o mundo do esporte e entretenimento.

Mais que modelo é inspiração para construir uma nova história. Ramyen agora estava no topo da montanha mais alta dos Andes.

Ramyen estava bem, bem demais, para a maioria; só que BEM não é o máximo para uma Alma empreendedora, para uma Mente criativa, para um SER saudável.

O que estava faltando, se questionava muito.
Volta e meia retorna ao seu país, para compartilhar sua Alta Performance, sua carreira profissional chegou ao máximo – aos olhos dos acomodados.

Uma empresa também internacional, enxerga em Ramyen o elemento ideal para compor sua equipe.
Os grandes executivos veem em sua alegria, sua capacidade criativa de construir, de desenvolver e – principalmente de finalizar – obtendo resultados extraordinários, a peça que falta para o time.

Ramyen recebe a proposta, analisa-a criteriosamente: a remuneração é interessante, geograficamente é um lugar atraente, mas o que traz peso na decisão é o DESAFIO.

Está diante da montanha mais alta dos Alpes, mas ainda – não é o Everest.

Ramyen É O PROTAGONISTA da SUA HISTÓRIA!
Ele sabe que pode agregar mais valor à nova empresa; ele reconhece que essa mudança é mais confortável, porque ele vai liderar a equipe, não terá que provar sua competência individual.

Ramyen tem clareza solar de que nessa nova empresa, ele será o líder do time, o elemento motivador, para novas criações de jogadas, novos dribles, novas exibições do MELHOR futebol ARTE, porque como diz a canção: “Tocou Neymar é gol!” Saiba mais sobre essa canção!

Agora Ramyen é anagrama de Neymar, ou seja, apenas mudei as letras de posição, construí um novo nome. Sim, estou falando de Neymar – um atleta, criativo em criar jogadas memoráveis, mesmo que – nem sempre – ele sacie as expectativas dos amantes do futebol.

Independente de toda questão financeira, Neymar trocou a sua zona de conforto por um novo DESAFIO.
Muitos críticos de futebol opinaram ser bola fora.

Pode ser que estejam certos, se estivessem falando de qualquer pessoa; mas estamos falando de um homem jovem, saudável, que ama o que faz, um artesão do esporte, alguém que:

AMA o que faz e executa bem feito. FAZ o que ama e transforma esse amor em resultados comprovados.

Ele tem muito a perder. Será? E, se tiver, sempre se pode aprender e recomeçar.

O fato é que diante de um DESAFIO, existe a MOTIVAÇÃO para vencê-lo, construindo SUA MELHOR VERSÃO.

Gratidão Neymar – Ramyen – pelos ensinamentos: seus ganhos, suas escorregadas, suas perdas. Entendemos que você está cansado de trabalhar com amor, mas a pressão do esporte começa a tornar visível as cicatrizes de uma infância, adolescência, juventude com o peso da responsabilidade nas costas. Não só de carregar a família, como também de SER sempre O MELHOR aos olhos do mundo.

O descuido da Saúde Mental e o Burnout se configura, através de lesões, dificuldade de concentração, de finalização das jogadas…

Isso não significa fim da história. Significa um ALERTA para todos nós, líderes, de que precisamos cuidar do corpo e da mente igualmente.

E VOCÊ:
                Qual é o SEU desafio – a montanha que VOCÊ TEM PARA ESCALAR?

Bora lá, sair da zona de conforto.

Chega de ficar se lamentando. Sua mente merece sucesso e saúde.

Faça vistas grossas à opinião dos outros, porque ela é do outro. Tudo bem.

Basta de ser levado pela vida.

LIDERE com AUTENTICIDADE: é a sua hora é de CONSTRUIR nova HISTÓRIA.

Mel Moura Moreno, liderança

Eu RE-conheço LIDERANÇA em Você. 🚀

Mel Moura Moreno

Analista Comportamental, Consultora e Mentora de Liderança e Gestão de Projetos (Pessoal, Carreira e Negócios).

email: contato@melmouramoneno.com / WTS https://wa.me/message/Z62XJ2FUMGXXB1

Leia também