Autossabotagem

Como vencer os Sabotadores de Sucesso

Uma carreira bem-sucedida, sucesso nos negócios, vida pessoal feliz são buscas comuns à maioria dos humanos, contudo sempre encontramos barreiras entre o estado A e o estado B.
Essas, consideradas bruxas, possuem imensa vilania e recebem inúmeras expressões, como:

“É difícil!”
“Eu não consigo.”
“Amanhã eu começo.”
“Eu sonho, mas não é para mim.”

Tais expressões vêm acompanhadas de comportamentos. Usando a linguagem psicológica, em Coaching, chamamos de comportamentos sabotadores, impedidores da sua evolução pessoal, profissional e empreendedora.

Em outras palavras, com esses comportamentos sabotadores você não irá a lugar algum, ficará estagnado, olhando o mundo evoluir, entrando sempre na lista negra do desemprego, do fracasso.

Qual é a atitude importante e necessária?

Eliminá-los definitivamente e conhecer o nosso amigo FOCO nas suas competências positivas que – o coloquem mais perto da realização de suas metas e propósitos de vida.

Apresento-lhe algumas dessas barreiras, grandes bruxas, vilãs do SUCESSO e saiba como eliminá-las:

Barreira 1: Má Administração do Tempo e ausência de Foco.

Essa vilã tem o poder de atrapalhar muito seu desenvolvimento.
Saiba que, má administração do tempo significa ausência de prioridade, ou – até – uma desculpa “esfarrapada”, para não priorizar o que realmente é importante para você.


Solução possível que pode ajudar muito em sua organização de tempo: OUSAR.
1. Mantenha o FOCO, para tanto lance mão de uma agenda (de papel ou tecnológica), pode ser também uma planilha de atividades diárias.
3. Enumere todas as tarefas que rotineiramente realiza, ordenando-a por prioridade: (A) importantes; (B) urgentes; (C) circunstanciais.
Assim facilita o que você deve fazer primeiro, evitando procrastinar (deixar tudo para depois, para a última hora).

Lembre-se de elaborar essa planilha com harmonia,
dosando com qualidade a vida profissional e a vida pessoal.

Barreira 2: Falta de Motivação, estresse, rotina desgastante.

Outra vilã poderosa ao seu desenvolvimento do pessoal ao profissional é a Falta de Motivação que pode vincular-se a inúmeras realidades, tais como: cansaço, falta de reconhecimento, improdutividade.

Ser MOTIVADO é uma decisão pessoal, vem de nosso mundo interior, por isso você necessita enumerar seus objetivos e a realização deles, visualizar-se nesse momento de plena realização. Essa decisão será mais forte do que os desafios e fracassos na jornada.

Devemos voltar nosso olhar para os filósofos gregos, entender que: 

‘Assim como a natureza tem dias de chuva e de seca, de frio e de calor;
nós – que fazemos parte da natureza – também teremos dias bons e ruins.’

Tanto um quanto o outro fazem parte da normalidade, no ciclo da vida.
Devemos evitar é abatimento diante do primeiro problema, da primeira dificuldade que surgir na caminhada pessoal, profissional e/ou empreendedora.

Analise a situação-problema, busque soluções para ela, enumere os aprendizados que ela trouxe os insights que surgirão a partir dela, fortificando você – ainda mais.

Solução Imprescindível: VENCER BARREIRAS.
Enfrente seus desafios na hora, frente a frente, olhe amorosamente seus problemas nos olhos e veja neles possibilidades de evoluir, de aprender; como oportunidade de mudança.

Se você não está feliz em seu relacionamento; dialogue com sua parceria, enumerando o que está bom, o que precisa melhorar e JUNTOS encontrarem saídas, para eliminar o que não está bom.

Se você não está se sentindo pleno e realizado no seu emprego; busque nova oportunidade de empregar suas competências, melhorar sua remuneração e obter reconhecimento profissional ou pessoal.

Se você está acima do peso; procure um médico, uma nutricionista, faça atividade física, assumindo uma postura saudável diante da vida.

Se você está estressado demais, cansado demais, irritado demais; verifique a data do seu próximo período de férias, planeje-as com alternativa diferente da vida rotineira (se você mora em grandes cidades, pense em algo no campo, praia tranquila); monte atividades de recreação ao ar livre nos findis, vá a parques de sua cidade, caminhe, pedale, patine, jogue futebol com os amigos, relaxe – dormindo até mais tarde, lendo um bom livro, conversando com amigos, idosos e crianças, brincando com crianças, animais.

Lembre-se sempre de manter o FOCO no que é positivo e agrega valor,
acredite no seu potencial interno.

Tendo a certeza de que, a cada amanhecer,
nasce uma nova oportunidade de fazer diferente,

de dar novos passos rumo à realização.

Barreira 3: Zona de Conforto.

Essa vilã corresponde a um dos principais comportamentos limitantes, o comodismo impede você de avançar, de realizar ações novas, de crescer.
TBC, como diz meu mestre: Tire a Bunda da Cadeira!
Saia da sua zona de conforto, pense fora da curva.

Soluções Poderosas: Busque novos conhecimentos (leia bons livros, faça cursos de aperfeiçoamento profissional, de desenvolvimento pessoal).
Cultive novas maneiras de viver com mais saúde, de trabalhar com mais proatividade, de exercer sua liderança com mais produtividade.
Ações simples que alicerçam sua vida e podem direcioná-la para onde você deseja, para seus resultados desejados.

Coloque em práticas essas dicas, eliminando definitivamente essas vilãs, esses comportamentos sabotadores que impedem seu crescimento pessoal e profissional.

A Mentoria de Liderança pode ser uma excelente aliada nesse seu processo.
Sabe por quê?
Porque é uma metodologia poderosa de desenvolvimento humano, ideal para quem busca IR ALÉM e realizar. Realizar através de mudanças permanentes em sua vida, envolvendo todos os setores.

Com o auxílio de diversas ferramentas científicas e técnicas, você aprenderá a PILOTAR o avião da SUA Vida, dando novos significados para comportamentos e crenças limitantes, negativas e bloqueios internos, conquistando assim todas as habilidades necessárias, para alcançar e realizar todos os seus objetivos e sonhos, de maneira EXTRAORDINÁRIA.

Qual é a maior barreira entre você e seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Responda nos comentários.

Mel Moura Moreno, liderança

Eu RE-conheço LIDERANÇA em Você. 🚀

Mel Moura Moreno

Analista Comportamental, Consultora e Mentora de Liderança e Gestão de Projetos (Pessoal, Carreira e Negócios).

email: contato@melmouramoneno.com / WTS https://wa.me/message/Z62XJ2FUMGXXB1

Leia também