LÍDER:
O Etarismo é atitude de profissional medíocre.
Para seu conhecimento, ETARISMO é o preconceito contra idosos, algo que em nossa sociedade é reconhecido como pessoas acima dos 50 anos.
É claro que herdamos essa crença de fragilidade, demência, obsoletismo dos nossos pais. Isso se deve ao fato de que para os adultos nos anos 60, a aposentadoria acontecia aos 50 anos e a pessoa estava completamente cansada e exaurida, pois a maioria das atividades eram braçais.
A partir do fim do século XX, os adultos estão em atividades cada vez mais intelectuais e graças à tecnologia, os corpos físicos são mais poupados dos trabalhos pesados, com isso a longevidade mental e física tem se estendido.
Atualmente, vários padrões tornaram-se obsoletos, entre eles:
- Home-Office não é coisa de vagabundo;
- Ser PJ não é demérito;
- Empreender não é bico;
- Avaliação de desempenho somente presencialmente;
- Idoso não é sinônimo de incompetência;
- Restrição física e intelctual não é mais deficiência;
- Orientação Sexual não é assunto profissional;
- Assédio não é gracejo é crime;
- Segregação Étnica é crime hediondo.
Obviamente, que a COMPETÊNCIA dos profissionais acima dos 50 anos é inquestionável.
Se, de um lado, é inegável a Agilidade Mental e Criativa dos jovens; por outro lado, é também inegável a Experiência e a Segurança da Maturidade.
Temos, portanto, dois PODERES que podem, devem e merecem ser aliados.
Conheço e trabalho com empresas nas quais os times são mistos, para que haja a troca de expertises com resultados mensuráveis e super positivos.
A comunicação respeitosa e a divisão de atividades são ferramentas transformadoras – no mundo corporativo.
Os jovens ganham em conhecimento e vão desenvolvendo mais perspicácia e visão de longo prazo aliada aos arrojos da juventude.
Os adultos há mais tempo – também – ganham em conhecimento, pois aprendem novas tecnologias que são agregadas a conhecimentos analógicos, tornando-se mais ágeis e flexíveis para descobrirem propósitos na nova fase da vida.
É um jogo lindo de ganha-ganha.
Acontece que essa realidade possível e respeitosa só acontece, quando empresas e funcionários possuem INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e LIDERANÇA AUTÊNTICA.
Digo isso com segurança e assertividade, porque com posse desses dois itens, o clima organizacional é de cooperativismo e meritocracia.
Você conhece uma realidade parecida? Ou vive num ambiente adoecido pelo Etarismo?
Estamos JUNTOS nesta jornada pelo Sucesso Meritocrático.
Abraço Inspirador da Mel
[uma mulher 50+]