LÍDER:
Papel, lápis ou caneta para escrever e desenhar suas ideias é imprescindível.
Você sabia que o seu cérebro possui maior facilidade para entender, aprender, memorizar e encontrar soluções, quando ele lê a sua letra manuscrita, o seu desenho – ‘aquele’ realizado com suas próprias mãos?
Pois é, este é um FATO.
Por isso que, em minhas mentorias, sempre indico o uso de um Caderno de Insights, um caderno tamanho médio, sem pauta.
Por que sem pauta, Mel?
Para que você se sinta livre para
desenhar, esquematizar, escrever suas ideias, o passo a passo de seu projeto.
Sem contar que, no meio do dia, você tem uma ideia fantástica: com o caderno por perto, você vai lá anota, desenha, rascunha. Pronto!
Essa ideia saiu da frente e foi anotada, não será perdida e nem tirará o seu FOCO da atividade em execução.
Após o dia de trabalho, você pega seu caderno, analisa o que você escreveu no dia.
Dá atenção para aquela ideia, analisá-la e determina sua utilização, melhoria, ou – até – arquivamento para Projetos Futuros.
Querida Líder, Querido Líder, pratiquem esta ferramenta anti-estresse e anti-ansiedade e verão os benefícios em poucos dias.
Sem contar que você ao usar as mãos para escrever, desenhar com o próprio punho, você provoca uma atividade significativa na mente mais intensa que a da digitação na região dedicada ao processamento das informações armazenadas na memória (o córtex pré-frontal).
Isso gera uma conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias.
Como Neurocientista, posso afiançar a comprovação científica de que o ato de escrever – manuscritamente – desencadeia ligações entre os neurônios naquela parte do cérebro que faz o reconhecimento visual das palavras, contribuindo assim para a fluidez na leitura.
E, se você tem fluidez na leitura, amplia vocabulário e cria novas trilhas neuronais, conhecidas como sinapses para interpretar o texto e o contexto de todas as situações.
Desde as corriqueiras da vida pessoal, até as mais elaboradas que se apresentam no dia a dia da vida profissional e empreendedora.
Cabe salientar, que com a digitação, essa área fica inativa.
Estimule seus filhos para a escrita manual!
Reative-a em sua vida.
É um LUXO, um requinte e por essas atividades corriqueiras, por essas habilidades que requer, o exercício da escrita manual ser mais sofisticado, coloca o seu cérebro para trabalhar com mais vigor.
Outro detalhe IMPORTANTE:
nosso cérebro ama trabalhar com vigor e estímulo de todas as áreas.
Estamos JUNTOS nesta jornada.
Abraço Criativo da Mel.