Equilíbrio

Semente Diária 11/10/2022

LÍDER:

Inteligência Emocional é o ingrediente primordial
para conduzir uma equipe e/ou empresa com eficiência.

As situações cotidianas de um líder podem se transformar em estressantes e repletas de conflitos, a inteligência emocional proporciona a avaliação dos fatos e a chegada a soluções eficazes e proativas.

Mel, mas como a inteligência emocional faz parte da liderança?

Na gestão de conflitos interpessoais e na resolução de situações delicadas, por exemplo, você pode utilizar dos 5 alicerces da Inteligência Emocional como a ferramenta transformadora.

1º Autoconsciência.
A consciência sobre si mesmo, proporciona a compreensão das emoções e o impacto das emoções no clima da equipe e da empresa;

2º Autorregulação.
A autoconsciência promove o domínio das emoções e a calibragem dos sentimentos, transformando reações em ações, minimizando as decisões equivocadas.

3º  Motivação.
Você conhece os seus motivos para caminhar até os resultados desejados, aos objetivos pré-estabelecidos, não só individuais – mas também os motivos dos colaboradores da equipe.

4º Empatia.
Quando você se flexibiliza para olhar a realidade pelo ângulo do outro, você não sofre a dor do outro, porém consegue ter uma percepção da dor e dos motivos para o sofrimento, para os discursos e posicionamento de cada membro da sua equipe.

5º Habilidades Sociais.
A capacidade de conviver em grupos, saber a hora de falar e escutar, o momento certo para se posicionar e o momento de calar, de recuar, de aceitar as determinações superiores.
Essa habilidade é o grande diferencial para a Gestão de Carreira, de Mudanças, pois refere-se à habilidade de se adequar, adequar a comunicação para que o melhor aconteça para si mesmo, para a equipe, para a empresa.

Qual dos alicerces da Inteligência Emocional você vai se dedicar hoje?

Estamos JUNTOS nesta jornada.
Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!🚀

Abraço Inteligente da Mel.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *