Autonomia se desenvolve

Semente Diária 12/10/2022

LÍDER:

Autonomia é uma das primeiras competências que nós desenvolvemos.

Interessante enxergar a nossa vida por esse ângulo!

Veja só…

Se autonomia é o tipo de competência que consiste em tomar iniciativas por si mesmo, sem o efeito de uma ordem ou pedido.
Quando decidimos: começar a mover nossos corpos para engatinhar e andar, repetir sons e falar, pegar a comida com as mãos… estávamos exercendo nossa competência humana autonomia.

Em que momento da vida a nossa autonomia começou a ficar encolhida
num compartimento interno, quase esquecido?

Quando os adultos, nossos cuidadores, pais, avós perceberam nossa autonomia, eles entenderam que era o momento ideal para começar a nos educar. Essa educação começou pelo: Não.

“Não pode.” “Não faz.” “Não vá.” “Não sabe.” “Não consegue.”

Alguns pelas chineladas, outros pelas cintadas; muitos pelos castigos; outros pelas prosas no banheiro onde tínhamos que ‘engolir o choro’, para que ninguém percebesse que apanháramos. Existiram – inclusive – as frases depreciativas recorrentes.

Sim, quando o adulto passou a exercer o seu poder sobre nós, a nossa competência autonomia passou a ficar encolhida, tolhida, emudecida.

E, hoje, adultos, muitas pessoas – ainda – sentem que sofrem essa pressão externa.
São aqueles profissionais, colaboradores, sócios, gerentes que ficam sempre à espera da ordem, do pedido, da determinação para agirem.

Já, os adultos que foram crianças rebeldes… apanhamos muito, sofremos muitos castigos em casa, na escola, nas organizações religiosas, mas OUSAMOS exercer nossa autonomia sempre que possível, fazendo o que sentíamos ser o certo. O que – nem sempre – foi acertado.

Hoje, são os líderes que auxiliam os colaboradores a tomarem decisões mais rápidas e não esperarem o problema surgir, para agir com atitudes para evitá-lo.

Sabe aquele funcionário, aquele colaborador, aquele gerente, “aquele” líder – que além dos conhecimentos técnicos, acadêmicos, contribui na agilização dos processos e, assim transforma o gestor em um facilitador de aprovação e criador de novas tarefas.

Hoje é Dia das Crianças!
Parabéns para as crianças que vivem em nós!

Nossa porção criança e adolescente curiosa necessita de constante estimulação.
Tenhamos a posição que tivermos na organização, na nossa empresa, no trabalho liberal, todos precisamos nos sentir plenamente confiantes em nós mesmos, para que o nosso trabalho seja de excelência e possamos executar as atividades com independência, objetiva e excelência – sem desrespeitar hierarquias, apenas sendo livres criadores de resultados, sendo LÍDERES de nós mesmos.

Convoco você, querida pessoa líder:  se você for pai/mãe, educador[a], gestor[a], estimule a autonomia de seus filhos, aprendizes, colaboradores.

Se você com a leitura, percebeu que não recebeu o estímulo adequado na infância e, portanto, não possui essa competência desenvolvida. Tudo bem!

Use sua autonomia básica e entre em contato comigo,
eu posso ajudar você a potencializar a autonomia e
colher resultados mensuráveis em curto espaço de tempo.

Estamos JUNTOS nesta jornada.
Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!🚀

Abraço Autônomo da Mel.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *