Liderança Autoritária

Semente Diária 13/10/2022

LÍDER:

Você tem duas opções: ou está sob o efeito da liderança autoritária ou já ouviu falar.

Se, no entanto, você – nem sequer – ouviu falar, apresento-lhe 6 características:

  1. Liderança focada no poder e pelo poder.
  2. Valoriza a execução dos processos em detrimento de toda e qualquer ação humana.
  3. É lei que os fins – sempre – justificam os meios.
  4. Liderado é inferior e não há necessidade de ter habilidade para se relacionar.
  5. Só vale a própria opinião e é incapaz de ouvir o posicionamento de terceiros.
  6. Ausência total da capacidade de relacionar-se com as pessoas e empatia.

E aí?
Conseguiu visualizar as posturas e rostos representativos desse modelo de liderança autoritária, baseado no despotismo e na inflexibilidade.

Esse modelo é um dos piores tipos de liderança, pois inviabiliza que a equipe seja incluída nas decisões, sendo assim não tem motivação para estabelecer vínculos na equipe, nem melhorias de resultados.

Sabe por quê?
Porque é um líder centralizador de todo o poder, não delega, exercendo sempre uma autoridade tirânica, muito exaustiva para a pessoa que lidera.

Para esse tipo de liderança não se valoriza a criatividade dos colaboradores, pois a hierarquia é rígida e definida acima de tudo, portanto, uma ordem deve ser obedecida sem nenhum tipo de questionamento.

Por isso, constata-se a queda na produtividade e alta rotatividade, afinal ninguém consegue trabalhar ao lado de um chefe, déspota que não abre espaço para o desenvolvimento pessoal e qualificação profissional, amputando o crescimento.

Com a dificuldade da retenção de talentos, que não é percebida pelo líder autoritário, porque menospreza e culpa os funcionários pela falta de desempenho da equipe.

Sem contar que o profissional com perfil autoritário, almeja a posição de liderança, quando conquista a sua zona de conforto, não se motiva em evoluir e se aperfeiçoar.

Na sua mente restrita, ele possui todo o conhecimento necessário para reproduzir suas atividades, ele se sente superior e o conhecimento que possui é – totalmente – necessário. Portanto, evolução tecnológica, novos processos são perda de tempo e usa a máxima “em time que está ganhando não se mexe.”

Ele não percebe que não está ganhando e que a melhor mexida começa na mudança interna.

Quando o líder percebe os pontos negativos desse tipo de liderança, existem possibilidades de mudar. Primeiro reconhece que essa liderança é um problema e impeditivo para o sucesso, porque a pessoa vive uma realidade insustentável.

É chegado o momento de procurar a ajuda de profissionais competentes, para localizar a ‘verdadeira causa’ desse comportamento, bem como os gatilhos que – ao serem acionados – promoveram esse quadro limitado. Nesse momento do processo, localiza-se os caminhos que serão percorridos até a mudança efetiva.

Se você está um líder autoritário, vamos conversar e construir uma Jornada de Autoconhecimento para você SER o seu MELHOR e – tenha certeza – de que não está alicerçado na autoridade impositiva.

Faz sentido para você EVOLUIR para VIVER a sua LIDERANÇA AUTÊNTICA?

Estamos JUNTOS nesta jornada.
Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!🚀

Abraço Empático da Mel.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *