Controle Emocional

Semente Diária 14/09/2022

Controle Emocional é uma Competência importante em todos os setores da vida.

Quem nunca explodiu, falou o que quis, agiu por impulso e
passado o momento de tensão, viu que tinha feito caquinha?
Que atire a primeira pedra.

Controle Emocional é a capacidade de equilibrar as emoções, evitando REAGIR [ação sem avaliar as consequências] e sim AGIR equilibrando a Razão e a Emoção. Isso acontece, porque são as emoções que nos mobilizam, nos empurram para a Reação, despertando o pior em nós, ou para a Ação promovendo o melhor em nós.

Querida Leitora, Querido Leitor, se você tem a habilidade de colocar seu conhecimento e vivência em prática diante de uma situação de conflito, significa que você tem o potencial para aprender a lidar com diversas situações.

Você possui Autoconhecimento suficiente para usar sua Inteligência Emocional em Ação. Apresento-lhe algumas qualidades da Pessoa que possui AutoControle Emocional:

  1. Autoconhecimento: é fundamental para seu desenvolvimento. Uma pessoa que possui autoconhecimento é honesta consigo mesma, porque sabem quem, conhece suas forças e reconhece em suas fraquezas – os pontos de melhoria, por isso se compromete com a análise de seu posicionamento, para viver em melhoria contínua.

Sendo assim, essa pessoa está em desenvolvimento pessoal e profissional constante, possui empatia, conduz sua vida pessoal de maneira saudável, portanto saberá conduzir sua carreira, seu negócio, sua equipe.

  1. Verdadeira Causa dos sentimentos negativos: outra característica imprescindível que o autoconhecimento gera. Você sabe o motivo de estar triste, de estar alegre, pois sabe analisar a situação com objetividade e verificar exatamente as motivações de seus sentimentos negativos, para transformá-los.
  2. Olhar de Águia: é aquela pessoa que observa as pessoas e reconhece o que estão sentindo, sendo sempre eficaz: na hora de escutar, de apoiar, de orientar, de motivar.
  3. Autoconfiança: é a capacidade de confiar em suas emoções, logo em si mesmo, seguindo sua própria intuição, ou insights, o que fizer mais sentido para você.
  4. Liderança eficiente: você como se conhece bem, sabe usar sua Inteligência Emocional a serviço do desenvolvimento próprio e da equipe: sabe fazer a gestão de conflitos, possui proatividade, nível de produtividade satisfatório, dá feedbacks positivos. E a cereja: tem foco, determinação e sabe trabalhar sob pressão.
  5. Reconhece seus limites: é uma pessoa e um profissional com bom desempenho mental e emocional que não se estressa, nem se aproxima da Síndrome de Burnout. Sabe a hora de parar, respeita o descanso, alimenta-se de modo equilibrado, possui hobbies.

Você se reconhece como uma PESSOA com AutoControle Emocional?

Caso você perceba que não possui alguns dos itens mencionados acima, vou lhe ajudar a desenvolver e manter o controle emocional com 7 passos:

Passo 1: AutoCuidado com o Corpo.

É sabido que nossas emoções se manifestam no nosso corpo. São as doenças psicossomáticas, originadas através do desequilíbrio emocional. Esse autocuidado passa pela Aceitação Corporal.
Aceite seu corpo ele é, ame-o, saiba o que lhe dá prazer emocional real.
Quer emagrecer? Quer ganhar massa? Quer fazer procedimentos plásticos para melhorar o que já é Lindo e Perfeito?  Faça. Mas, lembre-se de fazer por você, para você, porque você quer se sentir melhor dentro do seu próprio corpo.

Passo 2 – Saúde Preventiva.

Faça check-ups anuais, visite seu dentista, hidrate-se bem, alimente-se de maneira saudável nas quantidades certas, pratique alguma atividade física regular. Isso garante Prazer Real, sem contar que é uma injeção de motivação, positividade.

Passo 3: Respiração Consciente.

Todas as vezes que você age por impulso com motivação externa sentimental, você está sendo comandado pela emoção. Por isso, tenha o hábito de RESPIRAR CONSCIENTE ante de qualquer atitude.
Faça uma pausa: Inspire. Segure. Expire. Fique sem ar. Volte a repetir a sequência, enquanto reflete sobre a melhor atitude.
É incrível o PODER da RESPIRAÇÃO CONSCIENTE! É aquele momento que você sai do meio da crise como se fosse um drone e olha a situação “de fora, de cima, de todos os ângulos”. Líder é um SUPER poder, porque além de oxigenar seu corpo e seu cérebro viabiliza a sua tomada de decisão de modo equilibrado (razão e emoção).

Passo 4: Conheça suas emoções pelos respectivos nomes.

O Autoconhecimento proporciona a compreensão exata do que sentimos, por isso fica fácil nomear, falar sobre elas, para que haja o controle. Não adianta negar suas emoções, porque elas crescem muito rápido e podem trazer sérios problemas para a sua saúde física e mental. Quando você se conhece, reconhece suas emoções, você se afasta da ansiedade patológica.

Passo 5: AutoAceitação e Melhoria Contínua.

O Autoconhecimento nos presenteia com Autoaceitação, algo muito profundo, complexo e transformador. Longe de ser vinculado à arrogância e egocentrismo. Autoaceitação identifica que você é – verdadeiramente – com sua LUZ [suas forças] assim como com sua SOMBRA [seus pontos de melhoria].

Com isso você sabe como mergulhar em você mesmo [introspecção], respirar e analisar sua vida, direcionando para a realização de seus Projetos.

Passo 6: Compreensão do Cuidado com a própria vida.

Ual! Isso é super importante, porque tira das suas costas o peso do mundo.
Você não precisa se ocupar em agradar ninguém, ser ‘puxa-saco’, elogiar sem verdade.
A sua ocupação é com a sua vida e a maneira de VIVER o MELHOR da VIDA, buscando sempre o seu crescimento integral. É nesse momento que você reconhece o que precisa ser mudado no seu mundo interior, para que haja a transformação no seu mundo exterior.

Passo 7: Fuja da autorreferência.

Autorreferência é a mania, o hábito negativo, tóxico de acreditar que o mundo gira em torno de você, que as pessoas falam de você, riem de você, criticam você… Esse hábito é muito perigoso e poder gerar psicopatologias sérias, tais como paranoias de perseguição, julgamento, observação.

Então, querida Pessoa, lembre-se sempre de nunca se esquecer de lembrar que: “Nem tudo no mundo é sobre você. Existem milhões de coisas acontecendo no mundo que você desconhece e não pertence. Nem todas as pessoas vão gostar de você. Muitas, muitas relações não incluem você.”

Livre-se desse grilhão no seu pé!
Ocupe-se com o que é importante, focando no que agrega valor à sua vida, ajudando você a crescer e realizar seus Projetos.

Controle Emocional é sentir, analisar, respirar, equilibrar de forma positiva as emoções que tentam aflorar em momentos inoportunos, por situações que lhe mobilizam sentimentos negativos.

Você pode me perguntar: “Mel, devo fugir dos meus sentimentos?”

Eu lhe respondo: “Não. Você deve aceitar suas emoções, nomeando-as, para poder analisar o porquê esse sentimento o está afetando e buscar a resolução. Por isso, aceite que os sentimentos fazem parte de você, mas – em hipótese – alguma definem quem você é.” 

A busca pelo AutoConhecimento deve ser a premissa de toda pessoa, de todo líder. Conheça a minha Metodologia e descubra-se, cure-se, potencialize-se e viva melhor e mais feliz.

Entre em contato comigo nos links abaixo.

Estamos JUNTOS nesta jornada evolutiva. 

Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!🚀

Abraço Harmonioso da Mel.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *