capacidade crítica

Semente Diária 21/09/2022

LÍDER:

Capacidade crítica relaciona-se com a sua harmonização cerebral.

Saber analisar com criticidade todas as atividades que lhe são delegadas, é entender que todo projeto ou demanda profissional compõem-se de aspectos favoráveis e desfavoráveis.

Em Neurociência Cognitiva entendemos que essa é uma das habilidades mais delicadas e, porque não dizer, difíceis de desenvolver.

Ela envolve o Hemisfério esquerdo do cérebro, ou seja, o lado mais racional.

Nesse hemisfério processamos e realizamos ações detalhadas, precisas e minuciosas, aliás, a nossa habilidade de comunicação oral – fala – é um processo desse hemisfério e de alta complexidade.

Nós somos treinados para usar o Hemisfério direito do cérebro, o lado mais emocional, por isso a tendência é que tenhamos RE-AÇÕES, ou seja, atitudes baseadas nas emoções.

Querida Pessoa Líder, como este Post chama-se Semente Diária, compartilho algumas práticas para que você desenvolva a sua Capacidade Crítica:

  1. Analise a realidade, os fatos, um a um, verificando todos os ângulos. Imagine que você é um Drone que precisa enxergar um objeto sob uma mesa de vidro transparente por todos os lados. Essa análise detalhada é um condicionamento mental para a Solução dos problemas;
  2. Solicite ajuda da equipe para que descubram possibilidades novas que passaram despercebidas por você;
  3. Tenha um Caderno de Insights onde você possa escrever qual foi a motivação lógica e racional que lhe propiciaram chegar à conclusão, à resolução do problema.;
  4. Leia livros para ampliar seu vocabulário;
  5. Treine sua mente para expor suas ideias e todos os detalhes pertinentes ao objeto analisado. Uma mente treinada expõe ideias, sem a pretensão de convencimento, porque está baseada em lógica.

De 1 a 10 como você avalia sua capacidade crítica?
Faz sentido para você se dedicar a melhorá-la?

Estamos JUNTOS nesta jornada.
Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!🚀

Abraço Esclarecedor da Mel.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *