5Ss da Liderança com Propósito

Os 5Ss da Liderança com propósito

Há algum tempo, li o livro The Heart of Business: Leadership Principles for the Next Era of Capitalism, o ex-CEO da Best Buy, Hubert Joly.

E, hoje quero compartilhar minha leitura com você, querida pessoa líder.

É um livro muito interessante onde ele compartilha a filosofia que alicerça o ressurgimento da Best Buy: buscando um propósito nobre, colocando as pessoas no centro do negócio, criando um ambiente onde cada funcionário pode florescer e tratando o lucro como um resultado, não o objetivo.

Ele compartilha e enfatiza o que aprendeu e o que necessitou desaprender, levando em consideração o tipo de liderança que exercemos.

Aproveita e conclui com os 5 princípios da liderança com propósito que lhe serviram de bússola.

1 Seja claro sobre seu propósito. O propósito das pessoas, dos seus colaboradores ao seu redor e como ele se conecta com o propósito da empresa.
Diz: “Acredito que o negócio é fundamentalmente sobre propósito, pessoas e relacionamentos humanos – não lucro, como prioridade. As empresas são entidades com alma. São organizações humanas construídas por indivíduos, trabalhando juntos por um propósito comum. Quando esse propósito comum se alinha com suas próprias buscas individuais de significado, desencadeia uma espécie de magia humana que resulta em desempenho excepcional. “

2 Seja claro sobre seu papel como líder. Você não pode escolher suas circunstâncias, pode controlar sua mentalidade, que determina se você gera esperança, inspiração e energia ao seu redor – ou derruba todos. Qual é sua escolha?

3 Seja claro sobre a quem você serve. Como líder, você deve servir as pessoas na linha de frente, conduzindo o negócio. Você serve seus colegas. Você serve seu conselho de administração.
Você serve as pessoas ao seu redor primeiro, entendendo o que elas precisam para dar o melhor de si, para que você possa fazer o seu melhor para apoiá-las.
O coach executivo Marshall Goldsmith uma vez me disse para ver todos como clientes. Antes de falar ou agir, seja claro sobre sua motivação e a quem você está tentando servir.

Nesse momento da leitura, descobri que temos o mesmo coach executivo, na verdade Marshall Goldsmith é meu mentor.

4 Seja movido por valores. Na maioria das vezes, todos concordamos com o que é certo: honestidade, respeito, responsabilidade, justiça e compaixão. No papel, toda empresa possui grandes valores. Os valores para serem bons, precisam ser colocados em ação, esse impulso de fazer o certo, não apenas conhecer ou dizer o que é certo. Saber e fazer o que é certo nem sempre é simples, obviamente. Envolve a flexibilidade do líder, se você se recusar a ceder ao “só desta vez” e se lembrar de dizer a verdade e fazer o que é certo, as escolhas se tornarão mais fáceis.

5 Seja autêntico. Nesse ponto da leitura, eu amei quando ele diz ter ouvido que: “a viagem mais longa que você fará são as 18 polegadas [45,72 cm] entre sua cabeça e seu coração.  É realmente uma longa e árdua jornada. Assim como os líderes da minha geração, por muito tempo acreditei que as emoções não deveriam ser compartilhadas em um contexto de negócios. Eu tinha muito a desaprender, e levei uma vida inteira para abraçar o quinto, e para mim de longe o mais difícil, “Seja”: Você mesmo, seu verdadeiro eu, todo o seu eu, a melhor versão de si mesmo.
Seja vulnerável. Seja autêntico.
Isso é algo que a nova geração de líderes parece entender de forma mais intuitiva e natural.”

Fecha a exposição dessa partilha reiterando que: “Nossos funcionários esperam que sejamos humanos e esperam que entendamos quem eles são e os façamos se sentir respeitados, ouvidos, compreendidos e incluídos. Isso significa que temos que nos abrir e nos tornar vulneráveis, inclusive reconhecendo o que não sabemos.” 

Faz sentido essa leitura para você?
Deixe seu comentário.

Mel Moura Moreno, liderança

Eu RE-conheço LIDERANÇA em Você. 🚀

Mel Moura Moreno

Analista Comportamental, Consultora e Mentora de Liderança e Gestão de Projetos (Pessoal, Carreira e Negócios).

email: contato@melmouramoneno.com / WTS https://wa.me/message/Z62XJ2FUMGXXB1

Leia também