Mel Moura Moreno

Insights

6 Perfis Humanos e suas Montanhas.

Pode parecer dura esta mensagem.

Alguém tem de lhe falar a verdade.
Eu assumo essa atitude. Faço isso há 30 anos, quando escolhi trabalhar com Desenvolvimento Humano.
Existem muitas vontades.

“Eu tenho vontade de ter uma casa na praia.” “Tenho vontade de fazer uma MBA. “Quero muito construir um relacionamento saudável.” “Quero ter muito dinheiro.”

Quantos quereres, quantas vontades…
Tudo é válido. Tudo está certo. Tudo é possível.
Sim, tudo é possível para quem, apesar do medo, usa a coragem para realizar seus projetos, apoiando-se em si mesmo e com ajuda profissional, quando necessária.

A pergunta é:
Quanto de comprometimento, disciplina, consistência, resiliência
você possui para caminhar até realizar TODOS os seus quereres e vontades?

As respostas são bem diversas, vamos a alguns exemplos, mais corriqueiros:

“Ah, MAS eu não tenho muita disciplina, me canso logo.”
1. Perfil BARRANCO: pessoa que– realmente – não sabe o que quer para sua vida, o que faz sentido, por isso a palavra: DE-SIS-TIR é tão presente, acumula diversos projetos na gaveta e carrega muitos fracassos na história. ‘Ela quer um barranco para morrer encostada.’ Geralmente, cansada, quer tudo no mínimo esforço.

Relação: Pessoa encostada na montanha despombalecida. [estado de moleza, sem disposição.

“Ah, eu quero muito, PORÉM não tenho condições.”
2. Perfil  TADINHO: pessoas que esperam por um: MI-LA-GRE. Muitas rezam e ficam sentadas; Outras oram e ficam esperando o Criador fazer. Tantas outras não acreditam em Deus e ficam esperando as oportunidades perfeitas. Como o Criador já fez a pessoa em questão, dotando-a de habilidades, competências, inteligências para colocar em ação e realizar o que tanto deseja.

Relação: Pessoa sentadinha numa pedra no pé da montanha, mão no queixo, lacrimejando.
Nada acontece e nova frasezinha é dita: “Ah, Deus não me ama, se esqueceu de mim.” “Isso não é pra mim.”

“É, tenho feito muitas coisas, como não dão certo, deixo pra lá.”
3. Perfil ZAP: pessoas que não suportam perceber que “ERRAM”. Então, para camuflar essa vulnerabilidade, elas tentam se convencer de que ‘aquela vontade e/ou querer’ não tem condição de sucesso. Estão sempre cansadas e dizem com frequência. “Nadei, nadei, morri na praia.” Tudo é urgente, o famoso ‘pra ontem’ – como na vida tudo é processo vai deixando tudo para lá, inclusive a si mesma, envelhece rapidamente.

Relação: Pessoa no chão ao lado da montanha, desenhando outra montanha [querer].

“Pois é, tenho trabalho muito no que quero, mas – ainda – não encontrei o caminho certo.”
4. Perfil LUPA:  pessoas que têm convicção do que querem, apenas lhes faltam as estratégias e o conhecimento adequados para avalancarem seus projetos. Buscam pelo caminho certo, mantendo as velhas atitudes. Não buscam ajuda profissional, para aprender a descobrir o caminho onde construirá suas certezas.

Relação: Pessoa que fica olhando para baixo, analisando o que já escalou da montanha, sem perceber as mudanças no clima, o fim dos suprimentos.

“Eu tenho muuuuuuuuuuuita vontade. Quero muiiiiiiiiiiito. MAS, não abro mão da roupa da moda, minhas viagens, minhas baladas, meu chopp de sempre. Como facilitar isso!”
5. Perfil Xarope: pessoas alegres, empolgadas, dinâmicas. Mas assim como a Coca Cola ao perder o gás transforma-se em xarope. Elas perdem a motivação rapidamente e não abrem mão de nada, para realizarem seus quereres/vontades, porque querem facilidade. Bons amigos para diversão.

Relação: Pessoa que olha a montanha na foto, imagina-se fincando a bandeirinha, deitada na rede.

“Sempre é difícil, fico dias trabalhando até tarde, faz algum tempo que não tenho férias, nem viajo nos findis, para me dedicar ao sonho que transformei em projeto, que é minha meta e propósito, porque faz sentido para minha vida e vai ajudar todos a minha volta.”
6. Perfil Lider Magnético: Esse é o perfil das pessoas líderes, que estão nas suas jornadas evolutivas, conhecem suas competências, habilidades, inteligências.

Buscam através do Autoconhecimento, a força necessária para superar todas as barreiras que – sempre – surgem.
Aprendem com os erros e celebram os pequeninos acertos como grandes.
São flexíveis para buscar ajuda profissional que lhes forneçam conhecimento para solucionar problemas técnicos, estratégicos.
Possuem clareza solar de que o sucesso é uma jornada conquistada passo a passo.
E, como essa “Conquista” é sua meta e propósito, sabe que precisa INVESTIR tempo, energia no projeto, porque o valor é imenso.
Por vezes, afastam-se naturalmente das pessoas com os 5 perfis acima descritos, e quando o fazem são estigmatizados negativamente.

Estamos certos, precisamos de companhias, parceiras com pessoas que possuam congruência com nossas vidas, que nos motivem a ir mais longe, porque – também – estão na jornada e possuem INTELIGÊNCIA EMOCIONAL suficiente para entender que um fortalece o outro e juntos somos mais fortes. Sim, eu faço parte desse perfil de pessoa.

Relação: Pessoa com cicatrizes da caminhada até aqui, que respira fundo e segue em frente, buscando conhecimentos próprios, profissionais para seguir escalando sua montanha. De vez em quando, olha para baixo e admira o que já conquistou.

Mira o TOPO da montanha e diz: “Tô indo.”

Querida Pessoa Leitora,
se você se identificou com um dos 5 primeiros perfis: Barranco, Tadinho, Zap, Lupa e Xarope – está tudo bem.
Você está fazendo, vivendo e colhendo o MELHOR que você merece. Siga bem e em paz.

AGORA!

Se essa identificação gerou alguma forma de desconforto em você, PESSOA LÍDER, venha ficar mais perto de mim, permita-me ajudar-lhe a entender o que lhe aprisiona e instrumentar você com autoconhecimento e estratégias para que você se LIBERTE do funil recorrente de fracassos.

A culpa não é de ninguém, apenas você desconhece a pessoa que você é.

Faz sentido, conhecer o PODER, a SENSIBILIDADE, as COMPETÊNCIAS, as HABILIDADES, as INTELIGÊNCIAS que você possui e utilizá-las a seu favor?

Se a resposta for sim, agende uma conversa comigo.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!