4 atitudes de afetuosidade no trabalho

Querida Pessoa Líder, enquanto nos relacionamento pessoais, podemos escolher as pessoas por afinidade, entre outros critérios; na vida profissional, não dispomos dessa flexibilidade, por isso que os relacionamentos no trabalho se alicerçam na Inteligência Emocional.

Como mencionei no título, relacionamento interpessoal é uma capacidade humana de extremo valor em todos os setores da vida e, pode ser um entrave para sua trajetória evolutiva no mundo corporativo.

O relacionamento interpessoal no trabalho compreende um conjunto de relações e interações.
Sendo assim, pode ocorrer de diversas maneiras: negativa, positiva, indiferente, dependendo da postura adotada por você em relação aos seus colegas e líderes.

Pode parecer esquisito, mas existem 5 fases do relacionamento interpessoal:

Fase 1: Aproximação.
Momentos de mapeamento das afinidades, porque é quando conhecemos os colegas, identificamos suas características e peculiaridades.

Fase 2: Construção.
Acontece no dia a dia, nas conversas; trocas de gentilezas e delimitação de privacidade.
É quando aprendemos a melhor maneira de nos comunicar, nos posicionar, evitando atritos desnecessários e improdutivos.

Fase 3: Continuação.
As partilhas se tornam mais intimistas, detalhes da família, hobbies, estudos nutrem as conversas e podem se estender para fora do ambiente de trabalho.

Fase 4: Deterioração.
Essa fase pode acontece, preferencialmente não deve, porque afetará a sua produtividade na equipe, causando um clima negativo na equipe.
Aqui entra o poder da Inteligência Emocional que, entre outros aspectos, entende que os conflitos são desnecessários e podem ser evitados, quando você na construção do vínculo, estabelece uma estratégia saudável para se relacionar.
Ou seja, se a pessoa é muito arrogante, o problema é dela. Evite torná-lo seu, entenda a outra pessoa e siga sua história.

Fase 5: Finalização.
Quando se chega a esse ponto, significa que os envolvidos foram imaturos emocionalmente, confundiram vida pessoal com profissional.
Essa quebra pode gerar a demissão dos envolvidos, transferência de setor, ou – em muitas empresas – extirpar a possibilidade de evolução na carreira para cargos de gerenciamento.

Os relacionamento interpessoais constituem um parâmetro: quanto maiores e melhores os relacionamentos entre as pessoas, maior a capacidade produtiva e a obtenção de resultados e metas cumpridas. Por isso, a busca pela prevenção de conflitos, antecipação na solução dos problemas relacionais, fortalecimento dos vínculos tem sido uma ocupação das lideranças eficazes e eficientes.

Sem pretender dar receita para relacionamento interpessoal no trabalho, apresento-lhe 4 atitudes que podem ser preventivas de conflitos, por serem próprias das pessoas líderes com inteligência emocional:

  1. Faça uma escuta ativa. Entenda o que lhe incomoda, percebendo os seus porquês emocionais internos. Reitero que o problema está no outro.
    Quando você se permite afetar, significa que você possui conteúdos desconhecidos e que merecem atenção, por exemplo: processo de autoconhecimento.
  2. Receba feedbacks com Inteligência Emocional.
    Quando você entende que não sabe tudo, portanto não é 100% perfeito, facilita em 80% a aceitação das críticas como sinalizadores dos pontos que você pode e merece desenvolver.
    Sem contar que de tudo o que você faz, apenas ‘X’ pontos precisam de ajustes. Palmas para você.
    A sua postura diante da crítica, do feedback negativo indica o quanto você está pronto para crescer, aprendendo com os erros.
    E, principalmente, permite que você olhe para si mesmo e reconheça suas forças, colocando-as a serviço dos pontos a serem melhorados. Gratidão por isso.
  3. Assuma uma postura proativa.
    Muitas vezes, a nossa potência emocional particular pode interferir no trabalho. Sim pode acontecer.
    Diante dessa realidade, adote uma postura positiva, evitando que conflitos e problemas venham a acontecer.
    Observe seus colegas e líderes com afetuosidade e compreensão.
    Cada um está enfrentando os seus fantasmas pessoais, internos e, muitas vezes, esse terror interno pode ser – equivocadamente – atirado em você.
    Aprenda a separar, silencie, afaste-se.
    Num momento oportuno, calmo, você pode conversar com a pessoa, buscando entender os motivos dela para as reações conflituosas.
  4. Diversidade merece respeito. Você tem o direito a não aceitar, não admitir em sua vida, algumas pessoas que diferem muito de suas crenças de certo e errado. Tudo bem.
    Agora, como uma pessoa com Inteligência Emocional, Ética e Elegância, você pode e deve tratar a todas as pessoas com o respeito que aprecia receber de todos.
    Simples assim. Você pode não estreitar o vínculo relacional.
    Você pode não levar as pessoas para sua vida pessoal. Dentro do ambiente profissional, vocês estão na mesma posição, ou em posições diferentes, pouco importa.
    Fica valendo o bom-senso, a Ética, a Inteligência Emocional que imprime elegância, ou seja: Todo ser vivente merece respeito pela vida que possui e ponto final.

Faz sentido em sua vida, estabelecer relacionamento interpessoal no trabalho,
porque todos podemos aprender juntos a: ser e como não ser.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!