Mel Moura Moreno

Liderança

Diversidade e Inclusão – Importância no ambiente de trabalho

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Portanto, sem mais mimimi e por quês, basta cumprir a Lei.
Só que essa não é a realidade.
Simboralá entender esse tema tão discutido e repleto de necessidade de PROATIVIDADE.

Diversidade e inclusão (D&I) – mais que bandeiras ideológicas, partidárias, discursos fervorosos favoráveis e contrários repletos de preconceitos – são abordagens que extrapolam políticas, programas ou quotas de funcionários.

Todas as vezes que encontramos empregadores equitativos vemos que eles superam seus concorrentes. Isso acontece simplesmente respeitando as necessidades, perspectivas e potencial únicos de todos os membros de sua equipe, da sua empresa.

Como resultado óbvio e lucrativo, constatamos que locais de trabalho diversificados e inclusivos ganham mais confiança e mais comprometimento de seus colaboradores em todas as camadas do organograma.

Paira sempre a dúvida: Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Diversidade – Inclusão correspondem a dois conceitos interligados e distantes de serem intercambiáveis.
Diversidade refere-se à representação ou composição de uma entidade.
Um ambiente onde muitos gêneros, etnias, religiosidades, nacionalidades e orientações e identidades sexuais diferentes fazem-se presentes é DIVERSO. Isso é – até – possível de ser encontrado nas grandes empresas.

O “X” da questão está na INCLUSÃO!

Inclusão consiste nas contribuições, presença e perspectivas de diferentes grupos de pessoas valorizadas e integradas respeitosamente, por suas competências pessoais e profissionais num ambiente.
Sabe o ambiente descrito acima é um ambiente diverso, certo? Certo.

Sabe por que ele não é INCLUSIVO?
Pelo simples fato de que apenas de diverso, apenas as perspectivas, posicionamentos e presenças de certos grupos são valorizadas, expressando autoridade ou influência. Entendeu agora!?

DIVERSIDADE e INCLUSÃO nos ambientes de trabalho.

Ainda raro, contudo POSSÍVEL, NECESSÁRIO, INTELIGENTE, PRODUTIVO é o ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

É onde todos, independentemente de quem sejam pessoalmente ou da posição hierárquica que ocupam, se sintam igualmente envolvidos e apoiados em todas as áreas do local de trabalho. A parte de “todas as áreas” é importante. Desse modo, o que é importante e valioso pode ser representado pela sua Performance intelectual, relacional, profissional, ética dos colaboradores.

Observe o cenário em sua empresa e responda a estas perguntas:

  1. Você encontra diversidade no seu recrutamento e seleção, em cada um dos seus departamentos e na sua liderança?
  2. Você tem um local de trabalho onde 50% de seus funcionários são mulheres e 0 a 1% delas ocupam posições de gerência, diretoria, CEO?
  3. Você tem uma boa representação hierárquica de funcionários negros, LGBTQIA+, 50+, portadores de limitações físicas em geral, mas todos eles estão no mesmo departamento?

Essas perguntas reveladoras traduzem a verdadeira diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Por que a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho são importantes?
Existem pesquisas demonstrando muitos benefícios de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo:

  • Maior crescimento da receita;
  • Maior prontidão para inovar;
  • Maior capacidade de recrutar um banco de talentos diversificado;
  • Retenção de funcionários 5,4 vezes maior;
  • A inclusão no local de trabalho é uma das chaves mais importantes para a retenção.

Fato: Mais cedo ou mais tarde, quando os colaboradores sentirem que suas ideias, presença ou contribuições não são realmente valorizadas ou levadas a sério na organização, eles acabarão adoecendo, perdendo em produtividade e demitindo-se.

Minha experiência sobre Cultura da Empresa – ao longo desses 30 anos de trabalho com Desenvolvimento Humano e Consultoria retrata que – quando os colaboradores confiam são tratados de forma justa e igualitária, tornam-se:

  1. mais motivados para o trabalho;
  2. mais orgulho de suas atividades profissionais;
  3. mais comprometidos com sua evolução profissional;
  4. mais representativos qualificados da empresa.

Sim, querida Pessoa Líder, a realidade cultural inclusiva no trabalho, atrai um conjunto diversificado de talentos e propicia a retenção de diversos talentos qualificados que você atraiu em primeiro lugar.

Talvez você não saiba que a realidade que vê na maioria das empresas, inclusive onde trabalha é conhecido como “Tokenismo” e está muito longe do que INCLUSÃO representa.

E você pode me perguntar: Mel o que é Tokenismo?

Um ambiente com ‘tokenismo’ é aqule lugar que possui diversidade, mas não representa inclusão genuína.
Isso significa que não basta ter um número, uma quota de diversidade de pessoas presentes, contratadas, elas – também – precisam ter lugar de fala, tem de estar envolvidas com todos os processos, serem foco de desenvolvimento, capacitação e merecedora de confiança em todos os níveis hierárquicos.

É preciso ter clareza da diferença entre: diversidade, inclusão e pertencimento.

Diversidade: é a representação de pessoas diferentes em uma organização.
Inclusão: garante que todos tenham uma oportunidade igual de contribuir e influenciar cada parte e nível de um local de trabalho.
Pertencimento: garante que todos os colaboradores se sintam seguros, valorizados e aceitos em trazer seu EU completo, único e valoroso para empregar suas competências, habilidades e inteligências na empresa, no exercício de sua atividade profissional com elegância, ética e bom-senso.

Ual!!
Como é lindo visualizar esse contexto UBUNTU.
Uma filosofia africana que, numa tradução livre nos diz: “Eu sou porque somos todos um.”

Que também se pode verificar no Artigo 1 citado no 1º parágrafo:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
São dotados de razão e consciência e devem agir
em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

Portanto, sua empresa micro, pequena, média, grande, gigante deve contemplar a cultura de trabalho Great Place To Work for All Ótimo lugar para trabalhar para todos – que evoluiu até o que estamos na resenha hoje, agora, aqui neste texto.

Qual o conceito amplo “Para todos”?

O objetivo dessa abordagem é criar no ambiente de trabalho, uma EXPERIÊNCIA CONSISTENTE de alta confiança para todos, não importa quem sejam ou o que façam pela organização.

Isso vai dos sanitários, vestiários, pronomes de tratamento até aos comportamentos elegantes e éticos representados no relacionamento fraterno, sociável, educado e profissional.

Sim, PARA TODOS, gera o acúmulo de experiências diárias, rotineiras que auxiliam as pessoas a se sentirem importantes, pertencentes por SEREM QUEM SÃO VERDADEIRAMENTE. É a ciência de que seus talentos são valorizados e que suas necessidades individuais são atendidas por seus colegas de equipe, líderes.

Como saber se sua empresa está alcançando o PARA TODOS?

Observe as atitudes humanas de reconhecimento, dignidade, compaixão por TODOS os colaboradores, SERES HUMANOS com competência suficiente para integrar o organograma da empresa. Se isso está acontecendo… o sucesso de sua empresa está sendo construído em progressão geométrica.

Sem contar que a conexão globalizada vai fazer o papel de ímã de grandes Talentos Diversos para compor seu quadro de colaboradores, pois os líderes devem aproveitar a inteligência coletiva para maximizar o potencial de cada pessoa. 

Cabe salientar que as mudanças tecnológicas e sociais continuam a alterar o cenário em todos os setores.

As organizações precisarão do julgamento humano, empatia, paixão e criatividade de todas as suas pessoas para realizar toda a promessa das novas tecnologias da era, aumentar a agilidade e a inventividade e enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais exigente e vocal. 

As organizações que permanecerem “para alguns” correrão o risco de perder dinheiro, ganhar menos e ficar atrás de seus concorrentes neste clima disruptivo.

No entanto, as empresas que obtiverem sucesso com o PARA TODOS estão cultivando e cultivarão um enorme valor das diferenças de seus colaboradores e a prosperidade e SUCESSO são apenas a colheita certa.

Pessoa Líder, se você está pronta para criar um ótimo ambiente de trabalho PARA TODOS –
entre em contato comigo, posso ajudar.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!