Oscar 2022: Inteligência Emocional é sobre você

\"\"Ontem, acompanhei à Premiação do 94º Oscar, O prêmio que contempla os melhores e maiores astros das artes que envolvem o cinema.

Uma cerimônia emocionante, numa versão mais enxuta, não menos glamourosa.

Pessoas lindas, elegantes, mesmo que o gosto seja duvidoso. Respeito é a palavra.

A Academia não tolera violência, vem penalizando grandes astros por pedofilia, assédio, violência – nos últimos anos.

Na premiação de ontem, pudemos ver 2 extremos:

De um lado, a premiação justa e a valorização do público surdo, através do filme No Ritmo do Coração. Belíssimo!

A presença de Lisa Minelli fragilizada pela doença alcoolismo, a homenagem ao Coppola, Robert De Niro e Al Pacino, pela trilogia O Poderoso Chefão que completa 50 anos.

A justíssima e merecida homenagem ao eterno Mestre Com Carinho, Sidney Poitier, o primeiro homem preto a ganhar o Oscar de Melhor Ator, falecido em janeiro deste ano.

No outro extremo, a REAÇÃO física e verbal violentas do GRANDE Will Smith, então concorrente ao prêmio de Melhor Ator.

É sabido que o humor no Oscar é sempre muito ácido, desde sempre.

O humorista Chris Rock fez uma piada (de péssimo gosto) com a esposa de Will, num trocadilho infeliz sobre sua cabeça raspada, pela alopecia (calvície) e a possibilidade de uma continuidade ao filme em que Demi Moore, raspava a cabeça.

\"\"Will ouviu a piada, viu que sua esposa não gostou, movido pela EMOÇÃO RAIVA, não pensou. Levantou-se, subiu no palco e deu um tapa no colega. Assustado, o humorista mencionou o tapa, segurando o time da piada.

Retornando ao seu lugar e não satisfeito, gritou para os presentes e todos nós telespectadores do mundo ouvirmos: “Tira o nome da minha mulher da p** da sua boca.”

Esse episódio gerou diversas posições favoráveis e contrárias ao Will.

Sem julgamentos por aqui, apenas vamos entender com os olhos da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

  1. Will estava emocionado e tenso, por ser o preferido ao MAIS ALTO prêmio para um Ator;
  2. Will vem acompanhando a dor da mulher, uma modelo, com a alopécia. Mulheres sabemos como os cabelos nos são importantes;
  3. Will representou no filme King Richard: Criando Campeãs – Richard Williams, o pai das grandes tenistas. Um defensor da família que usava de obstinação e métodos pouco ortodoxos, para transformar suas filhas Serena e Vênus em campeãs.

Sim, Will, estava numa ciranda emocional e diante da piada, RE-AGIU, ou seja, não teve inteligência emocional. Ele apenas sentiu e se defendeu como fazem nossos amigos animais irracionais, quando atacados, eles reagem garantindo a sobrevivência; afinal eles não possuem a comunicação oral, através da linguagem falada.

\"\"Durante o intervalo do evento, uma figura importante para Will Smith, o – também – ator Denzel Washington, chama-o para o centro dizendo: “Cuidado em seus melhores momentos, é quando o diabo vem atrás de você.”

Em Inteligência Emocional, o diabo é sinônimo de reatividade, é a voz do Ego material que turva a visão e os sentidos e força você a REAGIR.

Sabe aquela situação em que você diz:

“Fiz sem pensar!” “Não acredito que fiz isso!”

Com essa intervenção repleta de Inteligência Emocional – equilíbrio entre a Razão e a Emoção, vinda de um lutador pela presença dos pretos na Academia, também apoiado por Tyler Perry.

Will começou a retornar ao seu eixo, percebeu a grandiosidade de seu ato e as consequências possíveis, inclusive a perda do prêmio que ele – ainda –  concorria. A mancha que ele trouxe para sua carreira é inegável, cujo conjunto da obra é primoroso.

\"\"Realmente, Will ganhou o Oscar de melhor ator.

Ganhou por ser PROATIVO, por ser um artista de conduta irrepreensível como pessoa, pai, esposo e profissional. Por isso, ele foi o escolhido por Chris Gardner para interpretá-lo no filme Em Busca da Felicidade.

Em seu discurso, um Will emocionado e constrangido, usou o espaço para se DES-CULPAR com a Academia e com os presentes.

Acontece que a CULPA é dele, é sobre ele.
Sempre é sobre nós e nossa maneira de agir ou reagir diante dos fatos.

Sim, Will Smith é culpado por sua reação violenta física e verbal.
Isso não é julgamento é apenas a constatação de que somos responsáveis por nossas atitudes.

Os desdobramentos desse ato? Pouco importam, porque nada ALTERA o FATO.

Querido Leitor, Amada Leitora, você é LÍDER!
Atenção para ouvir, escutar e discernir sobre a sua voz interna.

Aquela que BERRA é a do EGO Material, também denominada demônio, obsessor, satã.
Ela quer que você se sobressaia ao outro, evidenciando que você está perdendo, ou seja, colocando você em posição inferior.

Já, aquela que SUSSURRA e sempre aponta direções ponderadas é a voz do seu EGO Inteligente, que entende a situação de maneira ampla.
Ela enxerga você em seu PODER e LIDERANÇA, por isso sabe o momento de calar e falar, de agir e aguardar.

\"\"Exemplo disso: Denzel estava competindo com Will pela estatueta de Melhor Ator.
Ele foi o intérprete de Lord Macbeth (aliás, o primeiro Macbeth negro), filme que – também – concorria ao Oscar e não ganhou.

Denzel estava feliz com suas perdas? Não.

Isso o desmerece, enquanto pessoa, ator? Não.

A Tragédia de Lord Macbeth é um filme é ruim? Não mesmo, ele é um primor, preto e branco, minimalista e respeitoso dos versos de Shakespeare.

O Ilustre ator Denzel Washington teve Inteligência Emocional, maturidade para lidar com suas perdas e levar LUZ para o amigo.

A postura de Denzel; a homenagem a Sidney Poitier; a presença de Lisa Minelli; a premiação de um Ator Coadjuvante surdo são as Pérolas que o Oscar 2022, o 94º, deixou para todos os amantes do cinema.

Agora O Grande diamente cor-de-rosa é o ALERTA para todos nós, agirmos com Inteligência Emocional em todos os setores da nossa vida.

Gratidão, Will Smith, Denzel Washington por esses ensinamentos.

Deixe seu comentário com suas impressões sobre minhas reflexões.


Eu RE-conheço LIDERANÇA em você!

Abraço da Mel. 🎋

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!