Liderança e Chefia

Posicione-se: Chefe ou Líder?

Mentora e Coach de Liderança

O que distingue você como LÍDER? Não é a posição que você ocupa. São suas atitudes congruentes com o que pensa e fala.

Sempre começo minhas conversas com os LÍDERES por esse pensamento. Trabalho há 30 anos com PESSOAS, portanto com LÍDERES que me procuram por três grandes motivos: Vida Pessoal. Vida Profissional-Carreira. Vida Empreendedora-Negócios. 1) Vida Pessoal. Uma pessoa que busca Autoconhecimento para fazer a Gestão de seu Projeto de Vida com saúde, positividade, empatia e prosperidade, no sentido amplo e completo é uma pessoa especial e inteligente. Ela precisa entender a sua posição nos relacionamentos, assim como estabelecer vínculo real entre o que pensa, o que sente, o que fala e a maneira como age. Esse engenhoso universo define como ela vinha vivendo até que iniciamos uma Jornada juntos.

PARE de focar no dinheiro, ou na posição! Foque em COMO você está vivendo.

2) Vida Profissional-Carreira. Pessoas em início de carreira, com uma estrada percorrida, querendo mudar de carreira ou ascender profissionalmente. Todas lideranças carecem conhecer-se, para que reconheçam suas forças e seus pontos de melhoria, suas habilidades, competências, inteligências profundamente. Com essa compreensão, passam a reconhecer seu propósito e entender como construir seu Projeto de Gestão de Carreira com equilíbrio, consistência e excelência. Em sua carreira, você é a pérola da concha, ou seja, o modelo precioso de pessoa que integra uma empresa e compõe uma equipe. Você quer reconhecimento pessoal e financeiro? Excelente. Comece agora, onde você está a AGIR como deve agir o LÍDER na posição almejada.

PARE de focar no dinheiro, ou na posição! Foque em COMO você está vivendo.

3) Vida Empreendedora-Negócios. Empreendedores. Empresários já são Líderes de outras pessoas, seus funcionários, seus colaboradores, seu time. Acontece que entender do seu nicho de mercado, do seu produto, nem sempre abrange as melhores estratégias de Contratação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, assim como não abraça as estratégias para a Gestão de Projetos de Crescimento Sustentável para a empresa, o negócio. Crescer, prosperar, obter resultados positivos escaláveis significa administrar: Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Marketing entre outros. Agora, antes de tudo a grande PEDRA de ALICERCE do negócio, da empresa é o seu CEO, quem é responsável. Essa pessoa, não mais pode subestimar seu colaborador, tratá-lo como mobiliário. Ser Gestor numa empresa de pequeno, médio e grande porte demanda CONHECIMENTO de Administração, marketing, finanças, além do seu produto, ele deve ser MODELO para todo o time.

PARE de focar no dinheiro, ou na posição! Foque em COMO você está vivendo.

Chefe Autoritarismo Quem fica FOCADO na posição é aquela pessoa que busca CHEFIAR pessoas. São pessoas que – ainda – possuem o ranço do autoritarismo e do abuso de poder. Esse perfil tão presente nos dias atuais, está em queda. Por isso, se você se reconhece como ‘dono da verdade’, aquele que subestima outras pessoas pelos mais diversos motivos, pouco nobres. Esteja ciente de que você é obsoleto para empresas que visam ao crescimento progressivo e saudável de valorização do colaborador, mais do que recurso humano, como agente de mudança e edificação de uma empresa sustentável e lucrativa. Liderança Autêntica Já, se você valoriza a Pessoa, o diálogo, a Gestão de Conflitos, o Poder da equipe, você é uma LIDERANÇA AUTÊNTICA – o tempo não passa para você. Hierarquicamente, você ocupa uma posição por mérito. Ocupa-se de motivar, de valorizar cada jogador da sua equipe, porque você reconhece o valor de cada um, o poder da individualidade na construção dos resultados esperados, mensuráveis, atingíveis e, por que não dizer: suplantáveis. Você entende que é parte da equipe, uma parte importante como mentor[a], pois cabe a você a percepção de construir um clima propício, para que cada um se desenvolva 100%, com satisfação pela atividade, pelo plano de carreira, pelos resultados.

Chefe ou Líder: Eis a questão.

Muitas vezes, você não foi preparado emocionalmente para SER LÍDER, por conta de um sistema de crenças familiares. Sendo assim, você tende à Autossabotagem e não evolui. Pode ser que sua educação com tendências militares, machistas apontem para uma postura de CHEFIAR. E que todos batam continência diante da sua pessoa, das suas decisões. Está tudo bem! Você pode mudar essa postura, porque ela é um hábito que vem de um comportamento. Você pode mudar, se quiser, basta que você faça um processo de AutoConhecimento sério que lhe ajude a construir um Projeto de Gestão de Vida, para que você possa ter sucesso no mundo corporativo, nos negócios, onde você quiser. Eu terei o maior contentamento em ajudar-lhe. Clique aqui e marque uma conversa comigo. Ou, envie uma mensagem para meu WhatsApp: [11] 9 7607-1529 clique aqui Eu RE-conheço LIDERANÇA em você! 🚀

Mel Moura Moreno, liderança

Eu RE-conheço LIDERANÇA em Você. 🚀

Mel Moura Moreno

Analista Comportamental, Consultora e Mentora de Liderança e Gestão de Projetos (Pessoal, Carreira e Negócios).

email: contato@melmouramoneno.com / WTS https://wa.me/message/Z62XJ2FUMGXXB1

Leia também