Mel Moura Moreno

SEMENTES

Capacidade de Analisar e Resolver Problemas em 4 Fases

Quando falamos em perfil profissional de excelência, as habilidades humanas são itens importantes.

A semente de hoje convida você a desenvolver essa Soft Skill: Capacidade Analítica.

Nos processos seletivos, essa habilidade é um requisito que diferencia os candidatos, pois profissionais analíticos possuem facilidade na criação e implantação de estratégias com assertividade nas equipes.

Em tempos de Inteligência Artificial, quem desenvolve suas Softs Skills não tem o que temer. Na dúvida, procure um processo de Autoconhecimento sério, eficiente, eficaz e com resultados mensuráveis e rápidos. Eu sugiro a Mentoria de Liderança. Pense nisso!

Pessoa Líder: se você possui capacidade analítica, você mantém o foco no que realiza, as distrações [vilãs da produtividade e do tempo] não causa impactos na sua percepção dos detalhes. E sabe o grande pulo quântico nisso?

São exatamente os detalhes que passam despercebidos para muitos, os responsáveis pela inovação e pela Alta Performance do Líder Magnético.

Atente para as 4 fases que a ajudarão a desenvolver a Capacidade Analítica:

Fase 1: Delimite o problema.

Quando você delimita, você define com exatidão o escopo do problema: seleciona as informações pertinentes à situação, mesmo sendo de áreas correlatas.

Por exemplo: você está realizando a análise de performance de vendas do lançamento de um celular. Seu foco deve ser além das campanhas de marketing, deve focar também na coleta de dados sobre a experiência do usuário com o aparelho lançado.

Fase 2: Dissocie os dados.

Agora que você já conhece e entende o problema, através dos dados coletados, você começa a fragmentá-lo em pequenos itens, facilitando a análise. É importante também, definir as métricas e a escala dos indicadores, lembrando-se sempre de avaliar todas as possibilidades.

Fase 3: Benchmarking.

O poder não está no volume de dados coletados, mas no que se faz com eles, por exemplo: segmentá-los nas tabelas e compará-los com valores de Benchmarking, que significa o processo de medir, comparar seus produtos, processos e métodos aos das melhores empresas, encontrando oportunidades de melhoria.

Fase 4: Decisão estratégica.

Quando você possui os dados necessários, chegou o momento de verificar as hipóteses e decidir com estratégia para o problema que está em análise. Uma vez, pontuadas, validar os dados e determinar a solução do problema.

Treine essas 4 fases até que elas se tornem corriqueiras em seu dia a dia.

Simboralá, Pessoa Líder, para a  Jornada da Excelência Magnética e da Alta Performance.

Juntos até o Topo.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!