Gestão Centralizadora ou Descentralizada

Querida pessoa, gestão centralizadora é uma tipologia de gestão onde a tomada de decisão está concentrada no CEO ou na diretoria da empresa com aspectos rígidos e hierarquizados, centrados apenas na figura chefe.

Frequentemente, a encontramos em pequenas e médias empresas, porque a estrutura organizacional é mais simples, como poucos colaboradores.

Já a gestão descentralizada é um modelo de gestão onde as funções são divididas em diversos setores ou células de negócio.
Cada setor se responsabiliza por sua área específica e tem autonomia para tomar decisões sobre a sua área de atuação, sem se afastar das metas propostas e da cultura da empresa.

Um modelo de gestão empresarial ágil, flexível, celeiro de talentos e fábrica de soluções, porque cada setor ou célula, tem facilidade para ser resiliente e empreendedor, ao mesmo tempo, diante das mudanças do mercado e do clima organizacional.

Pessoa líder, se você se identifica mais com a gestão centralizadora, significa que seu perfil de liderança assemelha-se ao de chefia [Eu mando e todos obedecem] ou à posição de servo [Estou aqui pelo salário, mandou, eu faço e pronto].

Na mão inversa dessa trajetória profissional, está a gestão descentralizada com os profissionais cujo perfil é de gestor, administrador e desenvolvedor de talentos próprios e do time.
Esse líder possui conhecimento sobre sua atividade e posição, mas compartilha com seu time, dialoga para que encontrem um caminho mais viável, ético e curto até a obtenção dos resultados esperados e quiçá ultrapassando a meta.
Todos do time trabalham para evoluir na empresa, cientes de que existe um plano de carreira e a ascensão é por mérito.

Com qual modelo você se identifica?
Lembre-se disso, quando for para uma entrevista seletiva, conheça a cultura da empresa.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!