Mel Moura Moreno

Chefe retém – Líder Evolui

Chefiar não é liderar.
A confusão entre os dois conceitos é recorrente, mas a distância conceitual e prática é imensa.
Continue a leitura, para entender e refletir sobre seus posicionamentos!

  • O Lado Negativo da Força: retenção.

Chefiar é comandar recursos humanos de modo autoritário e impositivo.
Você viu que usei a expressão recursos humanos?

Isso mesmo, as pessoas são vistas como recursos que funcionam ou não, se são funcionais permanecem, se não forem são excluídos, por isso o tratamento é cru: chefe dá ordens e aguarda que sejam cumpridas.
O chefe acredita que não precisa passar credibilidade aos recursos humanos, funcionários, afinal eles são subordinados, subalternos e devem seguir suas ordens sem questionamentos, nem propostas de melhorias.
Os funcionários não o respeitam, sentem medo, por isso não se abrem para conselhos, sugestões.

  • O Lado Positivo da Força: Evolução.

Liderar é inspirar, motivar pelo exemplo as pessoas, os talentos humanos, para trabalharem juntos em busca de um objetivo comum.
Os colaboradores sentem-se parte importante do processo e enxergam no seu LÍDER um exemplo a ser seguido, modelado, pois com seu entusiasmo, aponta o melhor caminho a seguir, cativando a todos com o espírito colaborativo.

As pessoas líderes de sua equipe – seus colaboradores – sentem-se confortáveis em sugerir melhorias, dialogar, pois confiam em seu profissionalismo, em sua empatia e, principalmente em suas competências e habilidades humanas.

Para o líder, o sucesso da equipe é que constrói o seu sucesso, por esse motivo sente orgulho de seus colaboradores, quando alcançam resultados excelentes. E, quando apresentam dificuldade de obter resultados, o líder ocupa-se em entender o motivo, treiná-los, orientá-los para que se superem.

Um bom líder não centraliza poder, porque não é chefe.
Ele divide responsabilidades com seu time, de acordo com as competências de cada um.
Sua empatia viabiliza o crescimento de todos no time, inclusive em situações de conflito.

Mantem sempre a porta aberta para a parceria: esclarecer dúvidas, aconselhar, trocar conhecimentos com seus pares, por isso ele sabe fazer a Escuta Ativa, compreendendo as dificuldades e valorizando as habilidades e competências.

Um líder – verdadeiramente – de sucesso:

1. Aprimora seus conhecimentos constantemente.
Tanto no que se refere a si mesmo, ou seja, autoconhecimento e autoconsciência, para reconhecer seus pontos de força e melhorar seus pontos de melhoria [fracos].
Faz cursos de especialização na sua área técnica profissional, para sempre estar atualizado com as tendências e avanços.
Busca treinamentos, workshops para desenvolver novas habilidades na equipe, bem estimula todos os colaboradores a se posicionarem PROATIVOS diante do conhecimento, enfatizando o valor da inovação e evolução constante.

2. Delega responsabilidades para a equipe.
Como um líder acumula atribuições e responsabilidades, é mister compartilhar!
Quando ele delega funções específica, gera autonomia e segurança na equipe, cada pessoa sente a importância e responsabilidade da sua atribuição para a obtenção do resultado esperado.

Um Líder experiente tem domínio sobre o gerenciamento do tempo, em prol dos resultados extraordinários e da maior produtividade, por esse motivo, ele:

  1. Constrói um cronograma viável, para a execução de cada passo do projeto;
  2. Elabora as estratégias pertinentes, prevendo possíveis dificuldades e já se antecipa nas soluções;
  3. Motiva continuamente a equipe, demonstrando confiança, criatividade e flexibilidade diante dos obstáculos, compartilhando com todos a resolução, bem como escutando possíveis sugestões que garantam o sucesso de todos;
  4. Acompanha a evolução de perto, sempre fornecendo feed-backs individuais e coletivo para ir empoderando o time, bem como para ir corrigir possíveis desvios no foco, no processo.
  5. Assegura o engajamento, empenho, determinação e parceira de todos, independendo do desafio.

Essa Gestão eficiente e eficaz do tempo garante-lhe espaço para se desenvolver profissionalmente, visando à sua ascensão profissional e hierárquica, assim como promove em todos a consciência da necessidade de aprimoramento para evoluir no plano de carreira.

Se você quer se tornar um líder de verdade, comece a escutar mais, a se comunicar de forma clara e a dar o exemplo.
Não basta mandar, é preciso estar junto da equipe e mostrar o caminho.

Quer saber mais sobre liderança e:
como desenvolver a sua para garantir ascensão profissional?
Entre em contato e agende sua mentoria!

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!