Comunicação Intra e Interpessoal base do sucesso

É importante enfatizar que existe diferença entre a comunicação interpessoal e a intrapessoal,
desenvolver as habilidades para você ter sucesso é fundamental.
Toda comunicação envolve relacionamento.

Começo nossa conversa de hoje, PESSOA LÍDER, dizendo que, apesar de semelhança na escrita e na pronúncia, quando nos referimos a relacionamentos: interpessoal e intrapessoal encontramos diferenças grandiosas.

Já é sabido que somos seres sociais, vivemos em comunidade, aprendemos por exemplos e desenvolver uma Comunicação eficaz e eficiente reflete no tipo de relacionamento que construímos: afetivo, social, profissional, comercial.

Em todas as situações de nossa vida, precisamos ter Inteligência Emocional, pois estamos sempre diante de pessoas com culturas; crenças; formação ética, acadêmica; posição econômica e organizacional; personalidades diferentes.

Nesse relacionamento é imprescindível que ocupemos o NOSSO espaço de fala, de presença, de aprendizado, de atitude.

Aqui entra um ingrediente primordial: a maneira como você se relaciona consigo mesma se reflete positiva ou negativamente nos seus relacionamentos com outras pessoas.

Resumindo: A comunicação intrapessoal, que é o relacionamento que você tem consigo mesma tem poder na comunicação interpessoal, que é o relacionamento que você tem com outras pessoas.

Nesta Semente quero, deixar claro para você a diferença e a importância de você desenvolver eficiência e eficácia em ambas.

Simboralá!

Primeiramente, quero enfatizar as diferenças entre esses relacionamentos:

Relacionamento Intrapessoal – Pessoal, Intransferível e Transformador.

Essa comunicação acontece internamente, são as suas conversas internas.

É imprescindível o desenvolvimento do AutoConhecimento, para que você observe, escute, identifique seus pontos de luz [qualidades] e seus pontos de sombra [=melhoria], desse modo você começa a entender suas emoções, reconhecer suas habilidades e competências e exercer sua Liderança de modo positivo.

Veja como é interessante!

A maneira como você se percebe e enxerga no mundo, diante das diversas situações é fruto do quanto você se conhece ou não. E, para complementar, se você está sobrevivendo com crenças obsoletas, negativas, limítrofes aprendidas de outras pessoas e que não fazem sentido em sua vida, mas que você as toma como bússola. Por conseguinte, nunca chega no estado desejado, na realização de seus projetos, no sucesso para o qual você trabalha e investe tanto!

Alguns itens demonstram IGNORÂNCIA SOBRE SI MESMO: baixa autoestima, falta de autocontrole, irritabilidade, ansiedade, síndrome do pânico, burnout, compulsividade, acumulação, indisciplina, procrastinação, falta de pontualidade, vícios…

Relacionamento Interpessoal – A Arte da Convivência.

Desde que nos tornamos fetos, no útero de nossas mães, estamos aprendendo a nos relacionar com pessoas!

Com nosso desenvolvimento pessoal, nos relacionamos com: família, parentes, amigos, irmãos de fé, colegas de escola, professores, líderes religiosos…

E o ciclo tende a crescer até fazemos parte de um organograma institucional em cujo ambiente temos de nos relacionar com os colegas de equipe, com nossa hierarquia: ascendente e descendente.

Obviamente como somos todos seres únicos, vivendo e construindo suas histórias, pensando e sentindo diferentemente, também agimos e reagimos de modo diferente nas diversas situações.

Esse posicionamento gera o grande diferencial entre as pessoas bem-sucedidas, as que ficam estagnadas, as que os outros evitam… agregar ou afugentar pessoas, possibilidades, oportunidades é resultante da maneira como você se relaciona com elas.

Como acontece a conexão desses 2 relacionamentos?

Tudo começa em você e com você.
A maneira como você cuida de você: corpo físico, emoções, conhecimento, energia quântica [religiosidade]; a maneira como você conversa com você [amorosamente, compreensivelmente, pedagogicamente ou agressivamente, violenta e abusivamente] …

Reflete seu universo interno, suas crenças sobre sua pessoa, seu profissionalismo, sua capacidade empreendedora, sua inteligência, seu caráter, sua beleza, sua competência…

Está sempre em suas mãos, a atitude de aprimorar até a excelência seu relacionamento intrapessoal, através do autoconhecimento, construindo habilidades necessárias e eficazes para desenvolver o espírito de equipe, motivar sua equipe e participar ativamente no ambiente de trabalho [corporativo e/ou em seu próprio empreendimento, enumero algumas delas:

  • Humildade. Estar sempre em prontidão para aprender, para expor suas ideias sem tentar convencer por imposição.

O que você pensa é importante.
O que o outro pensa também.

Você pode escutar e verificar se faz sentido para você. Se fizer agregue esse aprendizado; se não fizer, não invalide o pensamento do outro. Está tudo bem, vocês discordarem, cada um segue sua jornada.

No momento certo, cada um terá a clareza solar sobre quem avançou mais, seguindo o fluxo daquele pensamento.

  • Perseverança para Vencer Barreiras. O seu para quê, o seu motivo tem de ser superior a todas as barreiras que vão aparecer. Vencê-las implica em melhorar a si mesmo, para melhorar o mundo físico.

Você está inserido em sistemas, porque eles podem lhe favorecer aprendizado e crescimento. Quando você se perguntar: “Estou sendo feliz aqui?” E a resposta for não, chegou a hora de você agradecer e buscar novo espaço de aprendizado.

Apenas tenha cautela, para estar se movendo pelo ego, que afasta você dos aprendizados difíceis com promessas vãs e ilusórias.

  • Resiliência. Refere-se à Mentalidade Magnética Evolutiva, de reconhecer sua própria capacidade de lidar com seus problemas, desafios, sobreviver a eles, aprendendo todas as lições; superar todas as situações difíceis, mas sempre solucionáveis.

 As situações podem ser muito adversas, quando você se Conhece, você não reage.

Você age com Inteligência Emocional, por isso não cede à pressão, você para, pensa, sente, reflete e age proativamente.

O grande sabor da vida é a DINÂMICA, nada é igual todo o tempo, porque todos somos novas pessoas a cada despertar, para um novo dia.

Então, existirão os momentos de dificuldade em aprender, em entender o posicionamento do outro, em conviver com pessoas cujo padrão de ação difere do seu.

Lembre-se, está tudo bem. Siga o seu caminho, faça o seu melhor com amor.

  • Foco. Sim, você sabe o que quer. MAS, prioritariamente, você conhece profundamente o seu motivo para realizar e conquistar esse querer.

Você sabe que a mudança positiva que ocorrerá em sua vida vai impactar a vida de todas as pessoas.

Sugestão:

[1] esteja atento para os VAMPIROS do TEMPO. Durante o expediente, mantenha seu foco nas suas atividades profissionais. Deixe as redes sociais para o horário do almoço, do café, do transfer até o trabalho/lar.

[2] ouça o que as pessoas falam. Filtre o que ouviu. Escute apenas o que faz sentido para você e lhe ajuda a evoluir, crescer.

[3] entenda o TEMPO. Observe como a natureza age, desde o preparo da terra, passando pela semeadura, os cuidados com as ervas daninhas e pragas, a época da florada, da frutificação, da colheita e do consumo. Tudo na vida tem um tempo para acontecer. Evite precipitações!

Você pode me perguntar: Mel, como eu melhoro meu relacionamento intrapessoal?

Eu lhe digo – sem rodeios – invista em programas de autoconhecimento e inteligência intrapessoal.

Você irá enxergar, avaliar suas posturas, entender as verdadeiras causas de seu sofrimento e da ineficácia de seus relacionamentos.
Aprenderá ferramentas de aplicabilidade diária, em todas as situações que vão levar você para o próximo nível ascendente, mais próspero, mais feliz, mais bem-sucedido.

Pergunte-se agora com verdade:

  1. O que eu quero, desejo, anseio?
  2. Por que isso é importante para mim?
  3. Quais os benefícios que eu terei?
  4. Como essa minha realização vai impactar na vida das pessoas?
  5. O que eu sinto que me atrapalha diante de diversas situações: pessoais, profissionais e como gestor[a] do meu empreendimento?
  6. Vale a pena eu investir em mim, para ter o Sucesso que mereço?

Com essas respostas, decida buscar conhecer a pessoa que você é, Líder.

Requer esforço? Sim.
Existem resultados mensuráveis? Sim, desde o primeiro encontro.
Será que vale a pena? Sim, acredite em mim que acredito em você: Você vale muito a pena e o investimento.

Viva a vida que você PODE viver.
Pare de rastejar, levante-se, ande, corra, voe!
Ouse. Vença Barreiras. Vá Além.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!