Mel Moura Moreno

SEMENTES

Zona de Conforto MATA

Você já passou por aqueles momentos que liga o sinal de alerta: “Preciso mudar…”
Lembre-se sempre de nunca se esquecer de lembrar que: nada acontece por acaso. Se esse pensamento está rondando sua consciência, escute-o para entende onde e como essa mudança deve acontecer.
Simboralá aprofundar a reflexão, continue lendo.

Pessoa Líder, você pode não perceber, nem dar atenção, num primeiro momento, mas o seu corpo e sua mente sabem a maneira certa de propiciar ajuda para que as transformações aconteçam, inclusive apontando a ajuda profissional ideal para o momento, basta que você esteja atenta para essa escuta ativa.

Quem lhe contar que mudar é fácil… está mentindo pra você!
Fuja dessa[s] pessoa[s] que oferecem soluções mágicas.

Sempre digo, falo e repito para as pessoas que fazem mentoria de liderança e de autoconhecimento comigo: “Você – já no primeiro encontro – sai com insights de mudança.”

Agora, querida pessoa líder, a mudança é uma jornada que requer: comprometimento, flexibilidade, desejo com propósito, disciplina, coragem e a – plena – certeza de que os resultados serão sempre positivos e mensuráveis.

Isso acontece, porque quando você muda por dentro, você transformar a realidade exterior, seu olhar muda, suas percepções mudam, a vida fica mais colorida, perfumada e com sentidos mais amplos.

Você pode estar se perguntando: “Mel, e o tema zona de conforto?”

Sim, zona de conforto é quando – APESAR – do sinal de alerta para a mudança, a pessoa fica sofrendo imobilizada. É muito triste ver isso.

A pessoa sabe que precisa, quer, mas o visgo da zona de conforto a consome.

Por isso que a partir de de agora, você entenderá mais e melhor sobre essa tal zona de conforto.

Zona de conforto é quando você SEMPRE vai pelo caminho mais conhecido, prefere as situações mais estáveis, foge das incertezas, detesta surpresas, escolhe o conhecido, por medo do novo.

Sabe por que isso acontece?

Porque é mais fácil para o cérebro!
Ele nos impulsiona a estar assim, porque nos sentimos seguros dentro de padrões de comportamentos, de hábitos e rotinas, mas principalmente, porque temos a crença de que ousar pode gerar perda.
Sendo assim, é super fácil, conhecido, seguro andar nos trilhos, seguindo as definições pré-estabelecidas, agir de acordo com o padrão conhecido.
Quem vive na Zona de Conforto está numa faixa da sociedade caracterizada pela ausência do novo e do incerto, você não se arrisca.

Exemplo:
Situação: sua equipe tem de apresentar um projeto para a liderança, você conhece profundamente o projeto e é indicado para fazer a apresentação.
Reação: Pavor de imaginar como será a reação das pessoas, você diz: Não e justifica dizendo que não tem habilidade para falar em público.

O que seria sair da Zona de Conforto?
Aceitar fazer a apresentação, preparar-se bem e apresentá-la com segurança.
Aceitar os feedbacks positivos como alavanca e os negativos como aprendizado para fazer melhor na próxima.

Agora você entende, por que Zona de conforto mata?

Você não sai do lugar. É como se você tivesse o poder de decidir não crescer.
Você nasceu e ficaria eternamente usando fraldas, mamando no peito da mãe, porque você teria a certeza de que TODAS as SUAS NECESSIDADES seriam satisfeitas pelos outros.
Mesmo que, na ausência do peito, viesse uma mamadeira gelada, porque sua mãe seguiu a vida dela; ou você permanecesse um tempão com a fralda suja de cocô e xixi.

Forte isso, não?
Eu encontro na minha vida social, nas empresas que trabalho diversas pessoas nessa condição lamentável. Muitas não aceitam crescer. Já, outras, quando percebem o auto aprisionamento, agarram a oportunidade do autoconhecimento e constroem uma jornada evolutiva espantosa na empresa, na vida.

Zona de conforto mata, porque você não cresce [pessoal, profissional, na gestão de seu negócio], fica ali: acomodada, estagnada, cada vez menos interessante, repetindo histórias, relembrando sucessos, recontando piadas sem graça.

Como diz a canção de Belchior, Como nossos pais: “Contando vil metal”

Por isso, Pessoa LÍDER MAGNÉTICA, esteja atenta, alerta para a sua rotina, aja com disposição e vontade para mudar quando for preciso, porque é por você, para você, pelo seu crescimento, sua prosperidade.

Se você é uma Pessoa Proativa e está fora da zona de conforto.
Parabéns!

Conheça as características determinantes de quem vive em Zona de Conforto matando todas as suas oportunidades de ser bem-sucedida:

1. Preguiça. Por estarem sempre cansadas, desanimadas, estão desinteressadas pelo desenvolvimento do mundo.
Adiam tudo, não se comprometem com o que pensam, sentem, falam e com o que fazem.
Geralmente são pessoas apáticas, com tendência à depressão, ansiedade, síndrome do pânico, comportamentos repetitivos.
Vivem a Lei do Mínimo Esforço.

2. Arrogância. Sentem-se no controle total de tudo, são confiantes e arrogantes no que sabem como se fosse a ÚNICA possibilidade.
Tornam-se obsoletos.
Não se atualizam nos estudos, não abrem espaço para o aprimoramento e novas descobertas.
Não aceitam, nem reconhecem o valor da experiência.
Muitas pessoas com essa características faliram na pandemia.

3. Insegurança. Faz parte do processo mortal de estagnação.
É importante dizer que toda pessoa medrosa é insegura e vice-versa.
Então, ousar fazer diferente é enfrentar o novo, o desconhecido, nesse caso a pessoa paralisa.
Não se arrisca a enfrentar as mudanças em si mesma, que poderiam ser positivas e promissoras; preferem sofrer com o conhecido.

4. Ignorância sobre si mesmo. Sim, quem vive na zona de conforto não possui Autoconhecimento.
Não entende o que pode ser mudado, por que vale a pena arriscar usar outras competências, outras habilidades, outras inteligências.
Sem autoconhecimento, não há processo reflexivo, portanto, é incompreensível compreender os próximos passos, a jornada.

5. Autossabotagem. É muito comum, ouvir quem está na zona de conforto, falar que os sabotadores do seu sucesso estão do lado de fora: a família, a falta de dinheiro, os políticos, o racismo estrutural, o preconceito, a falta de oportunidade, o país, a empresa, a liderança, Deus…
Na verdade, os verdadeiros sabotadores estão do lado de dentro corroendo a vida, a saúde da pessoa.
Somente um estudo profundo das escolhas, da história da pessoa, seus motivos para agir e/ou reagir, suas carências emocionais, suas crenças… para que haja a compreensão abrangente da ‘verdadeira causa’ do comportamento e, através da Mentoria de Liderança minimizá-lo até acabar com ele.

Se você se identificou com as 5 características acima, alegre-se, porque eu posso ajudar você.
Agende uma conversa comigo.
VIVA o MELHOR da vida.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!