Talvez você já tenha visto, sofrido, presenciado as seguintes cenas.
Cena 1:
Filha diz para o pai: “Papai, tirei 10 na prova de matemática!”
Pai diz à filha: “Não fez mais que sua obrigação!”
A alegria e contentamento da filha pelo seu êxito escolar, não são estimulados, valorizados pelo pai. O feedback é negativo, enfatizando a obrigação em ter bons resultados.
Cena 2:
Filho diz para a mãe: “Mãe, não briga, mas tirei nota vermelha em português hoje!”
Mãe indignada diz ao filho: “Ah, hoje a cinta vai cantar. Venha aqui!”
O filho está sofrendo com o constrangimento de não ter conseguido atingir seus objetivos ‘naquele dia’.
A mãe irritada dá o feedback negativo envolvendo uma reprimenda, um corretivo físico doloroso.
Cenas tão comuns na vida escolar de todos nós e, que muito vivenciaram na pele continuam a se reproduzir em muitos ambientes corporativos.
Não são mais as figuras parentais, mas sim as figuras de liderança que – ainda perpetuam posturas retrógradas e antipedagógicas.
Pode ser que você aja como o pai e a mãe dos exemplos acima citados, porque desconheça o quão abusiva e tóxica essas atitudes podem ser e a maneira nefasta que pode impactar sua Liderança e o êxito da sua equipe.
Querida Pessoa, quer ser um líder que demonstre gratidão?
Acredite, os pequenos gestos fazem toda a diferença na motivação ou desinteresse de sua equipe.
Agradeça ao seu time pelo trabalho árduo da semana, reconheça as conquistas, valorize as contribuições e insights.
Lembre-se sempre de nunca se esquecer de lembrar que a gratidão é um poderoso combustível de encorajamento e sucesso para sua equipe.
Experimente hoje a demonstração de gratidão pelos aprendizados [aquilo que não deu certo e foi corrigido, ou gerou aprendizado] e pelas conquistas poderosas da semana – que mais aproximam vocês dos resultados extraordinários previstos e esperados.
Enfatize que juntos, todo o time pode criar um ambiente de trabalho mais saudável, positivo, participativo e motivador de crescimento para todos.
Pessoa Líder, compartilhe nos comentários uma atitude de gratidão que você já teve, tem com frequência. Inspire outras pessoas a fazerem o mesmo.
Juntos até o TOPO.