Sempre que me deparo em consultorias e, até mesmo nas minhas mentorias com pessoas muito rígidas, falo sobre a diferença entre uma árvore Flamboyant e o Bambu.
A Flamboyant é considerada uma das árvores mais belas do mundo, sempre que a vejo, paro para contemplar as cores de suas flores, a força do seu tronco retorcido, suas raízes que mostram seus veio na superfícia. É uma árvore alta – algumas chegam a 12 metros. Ela se parece com um guarda-chuva, sua copa achega a ser maior que sua altura.
Aí está sua fragilidade! Diante de ventos fortes, ciclones tropicais, tornados, ela é facilmente arrancada da terra e tomba, devido ao peso de sua copa.
Já, o bambu é um caule oco que não se quebra e não é arrancado, nem por tornados intensos. Sabe por quê?
Porque é flexível, porque suas raízes são profundas. Quando plantamos o bambu chinês, por exemplo, colocamos aquela batata no solo, aguamos e podemos nos esquecer dela.
Não há exagero nessa expressão: “podemos nos esquecer dela.” Ela vai lançar suas raízes no sentido da terra, cada vez mais profunda, em busca de água e fortalecimento, por 5 anos. Somente depois de estar bem ancorada no solo, ela solta uma folhinha e, rapidamente, você vai enxergando brotar vários bambus lindos e fortes, com aquele verde único.
Sim. Na nossa vida como líderes, gestores também enfrentamos conflitos diversos, desde os pessoais até os organizacionais.
Nesse momento é que vejo, há 30 anos, muitos líderes Flamboyant sucumbindo ao burnout, aos vícios, ou até atitudes sem precedentes.
Ah, mas sempre encontro poderosos líderes Bambu fazendo a gestão com galhardia e competência. Usando a habilidade flexibilidade como estratégia no gerenciamento de conflitos.
Gerenciar conflitos pode ser um grande desafio para líderes, mas é possível adotar uma postura flexível e estratégica para lidar com situações adversas.
Afinal, liderança não é apenas sobre tomar decisões difíceis, mas também sobre saber como agir diante de conflitos.
Essa habilidade é desenvolvida na mentoria de liderança.
Que tipo de líder você quer ser: Flamboyant ou Bambu?
Entre em contato comigo agora mesmo!
Juntos até o TOPO.