Mel Moura Moreno

Resiliência para quem é feito do Barro

Querida Pessoa Líder, resiliência focada na liderança aponta para a postura de aprendiz.

É claro que a vida nos apresenta adversidades que podemos ver sob o prisma da vitimização, ou enxergá-la pelo ângulo das circunstâncias e como uma oportunidade de aprender, de crescer, através da resolução.

Para muitos pode parecer mazoquismo. Puro engano!

É um processo interessantíssimo e todos os colaboradores enxergam o poder dessa competência na prática diária.
Usando os conceitos da: expertise do colaborador, marketing pessoal e o modelo mental, consegue-se promover um ambiente profissional personalizado e positivo.

Reforço aqui a importância da Inteligência Emocional para uma liderança eficaz e eficiente. Porque, quando temos um líder proativo, distanciamo-nos de reações impulsivas, reativas, desastrosas, comunicação violenta e clima tóxico na equipe.

Sem nos fazermos de santos, porque quem nunca decidiu algo sob o calor da emoção, ou como se diz:  “com a cabeça quente” pelos mais diversos motivos, mas foram reações motivadas pela raiva, inibindo o hemisfério cerebral da razão.

Pessoa líder, manter o equilíbrio entre os hemisférios da emoção e da razão é fruto do desenvolvimento da Inteligência Emocional.
E isso proporciona um salto quântico gigante no líder.

Sabe por quê?

Porque os líderes inteligentes emocionais, agem com equilíbrio, ponderam e agem preventivamente aos problemas; quando estão diante deles, pensam em soluções, mantendo-se focados no trabalho.

Todo líder resiliente é como diz Caio Carneiro em seu livro: FODA. [Feliz. Otimista. Determinado. Abundante]

Sim, esse otimismo, traz a lucidez de enxergar o lado bom das situações, entendendo os erros como oportunidades de aprendizado e tirando proveito dessas experiências, para evitar a recorrência.

Sim, ele reconhece que a cada dia, novas oportunidades se apresentam e ele se dispõe a encará-las para em melhoria contínua aproximar-se dos seus objetivos e resultados mensuráveis.

A cabeça quente de um líder resiliente é produtiva, criativa para o encontro de novas maneiras de evoluir em direção ao sucesso.
Ele respeita seu ‘museu de aprendizado’ – os arquivos dos erros passados – para conquistar mais e mais acertos.

Fica claro agora, a importância da Resiliência na Liderança!

Você não é um objeto rígido.
Lembre-se da metáfora: somos feitos de barro, somos moldáveis.

Aprenda a desenvolver sua resiliência e se torne um líder de destaque: descubra como superar obstáculos e inspirar sua equipe a alcançar resultados extraordinários. 

Conheça a Mentoria de Liderança! Agende uma conversa comigo.

Juntos até o TOPO.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!