Mel Moura Moreno

SEMENTES

Saúde Integral

Salve Pessoa Líder!

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e
– não somente – ausência de afecções e enfermidades.”

OMS – Organização Mundial da Saúde

É muito interessante pensarmos fora da curva, quando o assunto é SAÚDE INTEGRAL.

Porque é mais do ficar dizendo:

“Está tudo bem comigo, não preciso de médicos, não tenho nenhuma doença.

Não sinto nada, estou saudável.”

Neste momento, você pode se perguntar: “Mel, você pode me dizer onde existe essa relação entre o bem-estar e a saúde?”

Excelente pergunta! Que eu respondo com todo carinho.

Foco no assunto!

A gente entende qualidade de vida boa como aquele estado de PLENITUDE que vivemos, quando estamos gozando de: Saúde Física, Saúde Emocional – Mental, Saúde Social [relacionamentos, finanças] e Saúde Quântica [espiritual, ética].

Por exemplo, imagine uma pessoa que: está passando por turbulências no trabalho, relacionamentos abusivos, sofre há anos com preconceitos, julgamentos; não consegue passar um dia sequer sem o uso de algum tipo de droga lícita e ilícita; vive numa região violenta, dorme em sobressalto, por medo de enchentes…

Fica claro que essas situações afetam diretamente a Saúde Emocional e Mental dessa pessoa.

Todo esse desequilíbrio pode fazer com que a pessoa desenvolva as doenças psicossomáticas.

Sabe o que são? São aquelas doenças relacionadas aos pensamentos, aos sentimentos e às emoções e que se materializam no corpo físico, comprometendo a saúde física.

Você concorda que para esse cenário, qualidade de vida não existe?

Pois é, querida pessoa líder, os fatores externos, tais como cultura e meio ambiente desempenham papéis determinantes para a nossa saúde.

Se, de um lado, a cultura nos proporciona conhecimento, pensamento crítico; fazendo-nos pertencentes e unidos a um grupo seleto de pessoas; a cultural impacta e interfere na formação pessoal, moral e intelectual de todos nós. Sem contar que esses fatores estão diretamente ligados com o bem-estar, por conseguinte, com a sáude.

Por outro lado, o meio ambiente é o espaço que dividimos com todo SER VIVENTE e na mesma medida que o afetamos com excesso de resíduos tóxicos, desperdícios de recursos naturais; ele nos devolve esse desequilíbrio com a qualidade do ar, da água, dos alimentos sem toda a excelência.

Está iludida a pessoa que desmerece, ignora o efeito nefasto da ação humana para a sustentabilidade do planeta, pois o desmatamento, a urbanização enlouquecida de áreas de preservação, a poluição dos solos, do ar e das águas [doces e salgadas], afetam-nos diretamente.

Então, somos responsáveis pelas intempéries climáticas? Sim, somos. Assim como somos responsáveis por termos nossa saúde prejudicada.

Tudo está conectado.
É com diz um provérbio africano: “Ubuntu: Sou o que sou pelo que nós somos.”

Pois é, somos um coletivo. Cada um com seu papel determinante e a responsabilidade por suas ações.

Querida Pessoa Líder, que está lendo este artigo agora:

Cuide de sua Saúde em todos os aspectos. Entenda que Saúde Integral não representa ausência de doenças, mas sim os pontos de qualidade de vida, a participação social e cultural que gera comprometimento, promover a saúde através do pensamento, do sentimento, da comunicação, consultar os médicos com regularidade, para prevenir as doenças. Fazer os tratamentos médicos, odontológicos, psicológicos com disciplina e – principalmente – respeitar à toda DIVERSIDADE [humana, animal, mineral].

Posso contar com você? Você pode contar comigo.

Esta semana abordaremos dia a dia, cada uma das Saúdes, fique em conexão.

Lidere.

Juntos até o TOPO.

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!